Confira os benefícios da educação ambiental desde a infância

Com o objetivo de conscientizar a população sobre o valor da preservação ambiental e pela proximidade do início da primavera aqui no Brasil, o dia 21 de setembro é lembrado como o Dia da Árvore. Todos sabemos da importância da preservação do meio ambiente para o desenvolvimento da vida e para a sustentabilidade das espécies. Além disso, a árvore tem um papel fundamental – tanto para garantir o equilíbrio do oxigênio, quanto para aumentar a umidade do ar e refrescar a temperatura.

Assim, o símbolo do Dia da Árvore serve como estímulo para retomar a discussão sobre a educação ambiental. Quanto mais cedo as crianças forem estimuladas a terem contato com a natureza, mais intuitivos serão os processos de consciência sobre a preservação e mais assertivos serão os comportamentos nessa direção.

Para entender melhor quais os benefícios de tratarmos dos temas da proteção ao ambiente desde cedo, nós apresentamos essas contribuições especiais. Acompanhe com a gente!

 

1 – Compreender-se como participante de um equilíbrio vivo

A estimulação mental sobre o funcionamento dos sistemas de vida que nos envolvem faz com que, logo cedo, as crianças se percebam não apenas como seres vivos que dependem dos recursos naturais, mas como protagonistas de um caminho de desenvolvimento humano sustentável.

A partir de exemplos práticos de como a natureza faz parte do dia a dia de todos, as crianças são positivamente estimuladas a levar esse tema também para dentro de casa, podendo até ajudar a família na mudança de alguns hábitos.

 

2 – Rever padrões e comportamentos de consumo

As autoridades internacionais que tratam do clima são unânimes em dizer que, no atual estágio da nossa cultura capitalista, vivemos uma espiral perigosa, na qual a população mundial consome muito mais recursos do que o planeta é capaz de repor.

Neste sentido, um trabalho de conscientização sobre o equilíbrio do meio ambiente passa, necessariamente, pela revisão dos hábitos de consumo no presente com o intuito de termos um futuro menos ameaçador. Assim, a educação ambiental pode ajudar na conscientização sobre o uso excessivo de embalagens, o descarte correto do lixo e ainda o reaproveitamento de materiais, por exemplo.

 

3 – Criar uma cultura de influência positiva na comunidade

Atuar na frente ambiental desde a educação infantil permite que as crianças tomem contato com esse universo com os olhos no futuro, conduzindo um raciocínio ambiental de longo prazo. O trabalho estruturado a partir de atividades vivenciais e da proposição de desafios a serem superados coletivamente favorece ainda o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, como a necessária empatia com o meio ambiente e com as pessoas que se veem fragilizadas diante do atual contexto social.

Esse balanço equilibrado entre desenvolvimento humano e equilíbrio ambiental, caso seja bem trabalhado, pode despertar nas crianças uma atitude crítica e compromissada em relação à coletividade, potencializando a lidera positiva.

 

Gostou desse conteúdo? Mantenha-se sempre em conexão com o nosso blog para ter acesso às novidades que sempre estamos preparando para você.

Compartilhe!
Maple Bear Vinhedo e Valinhos © 2019. Política de privacidade