Entenda o que é educação holística

Você já ouviu falar em educação holística? O pensamento holístico vem se popularizando nas instituições de ensino devido às suas características, que demonstram eficácia em educar pessoas de uma forma muito mais profunda, explorando todas as esferas de conhecimento.

Antes de nos aprofundarmos neste assunto, acho muito importante salientar o motivo pelo qual novas abordagens de ensino vêm sendo exploradas: existe uma grande urgência em implantar mudanças profundas em nossa sociedade.

Ao longo dos anos, o ser humano se deixou dominar por tamanha ganância em “conquistar o mundo”, que isso o levou a começar a agir de forma impulsiva, passando por cima de tudo que estiver a sua frente, sem pensar nas consequências. Evoluções começaram a surgir de forma exponencial, finalmente o ser humano dominou a natureza e aprendeu a explorá-la ao máximo, só que não!

Tudo o que vemos hoje, é destruição. Esse é o maior motivo do “desespero” em implantar mudanças, começam a surgir indagações:

Como cuidar melhor do meio ambiente? Como evitar a destruição do nosso ecossistema? Como diminuir os impactos causados? Como explorar a humanidade das pessoas e construir cidadãos éticos, preocupados com o futuro, com as pessoas e com o meio onde vivem? Essas são só algumas das perguntas que estamos buscando responder.

Todos os hábitos, costumes e fatores culturais de uma sociedade se inicia na educação, pela forma como são ensinados. Com isso, dá-se a importância da educação holística nas instituições de ensino, considerando as circunstâncias atuais.

 

Ficou curioso para entender como essa metodologia pode nos ajudar a remodelar o futuro? Então vamos lá:

 

Definições de educação holística

Primeiro, vamos entender a sua origem. Jan Smuts significou a palavra “holismo” da seguinte forma:

A tendência da Natureza, através de evolução criativa, é a de formar qualquer "todo" como sendo maior do que a soma de suas partes" (Holism and Evolution, 1926).

Com essa definição, podemos entender que o “holismo” tem como princípio, a ideia de que tudo está interligado, e que “as partes” do todo, só tem sentido se somadas, ou seja, nada tem sentido de forma fragmentada, mas quando juntamos tudo percebemos o seu significado.

Para ficar ainda mais claro, vamos usar um exemplo do dia a dia escolar: uma matéria (matemática, português, ciências, etc.) não tem sentido sem a outra, elas se complementam entre si, portanto, possuem a mesma importância e necessitam ser ensinadas de forma complementar.

 

Explorando todos as esferas de conhecimento

A metodologia holística busca explorar todas as esferas de conhecimento dos indivíduos, ou seja, ensinar as matérias básicas não é suficiente para formas cidadãos críticos. É necessário se aprofundar e despertar o máximo potencial de cada um, dando significado para tudo aquilo é ensinado.

 

Portanto, são explorados em cada indivíduo aspectos:

·        Emocionais

·        Psicológicos

·        Físicos

·        Intelectuais

Enquanto que, na educação tradicional apenas o intelectual é explorado, na educação holística busca-se correlacionar as matérias ensinadas para dar sentido no aprendizado e despertar os pontos fortes de cada um.

 

Formando cidadãos

A educação holística tem como principal objetivo, formar cidadãos. Pessoas críticas, tomadoras de decisão, social e ambientalmente responsáveis, empáticas e líderes de suas vidas.

Na Maple Bear, os ambientes de estudo são projetados de uma forma que possibilita a dinâmica entre alunos e professores. O professor não é visto de forma autoritária, mas sim como um líder, alguém que os ajuda a organizar as ideias. É um ambiente onde todos aprendem juntos, conversam, fazem experimentos e visualizam seus aprendizados em situações reais, dando sentido para as matérias lecionadas.

Cada aluno tem a chance de focar em seus pontos fortes, e buscamos sempre respeitar o ritmo de aprendizado de cada um, de forma a estimular o seu desenvolvimento máximo.

 

Holismo da educação infantil: construindo o futuro

Os líderes do futuro, são as crianças de hoje. A sociedade que veremos ser construída daqui a alguns anos, nada mais é do que o reflexo do que ensinamos aos pequenos hoje. É o momento em que eles aprendem o que é certo e errado, bom e ruim, e por aí vai.

Além disso, a melhor fase de começar a explorar o potencial de cada um, é na infância, onde eles estão prontos para aprender, com sede de descoberta e o cérebro trabalhando a mil por hora.

O mundo que queremos ver no futuro começa agora, naquilo que passamos para as nossas crianças. É por isso que investir em um ensino infantil de qualidade é essencial para mudarmos a rota e alcançarmos a plenitude do nosso ser. A educação holística nos permite despertar nosso estado espiritual, a humanidade que nos permite alcançar a nossa capacidade de agir pensando no todo.

Aqui nas unidades da Maple Bear de Vinhedo e Maple Bear Valinhos, a educação é um assunto sério, nós realmente nos comprometemos em construir cidadãos de bem, cheios de personalidade e vontade de dar o seu melhor para si e para o mundo. A educação holística faz parte da nossa cultura.

Se você gostou deste conteúdo e quer saber mais sobre as nossas escolas, leia este conteúdo onde falamos um pouco sobre os motivos para escolher a Maple Bear. Ou, se preferir, venha nos fazer uma visita!

 

Até o próximo conteúdo.

Compartilhe!
Maple Bear Vinhedo e Valinhos © 2019. Política de privacidade