Por que as crianças precisam desenvolver habilidades socioemocionais?

Hoje em dia, além de exercer o intelectual do aluno, também é necessário desenvolver suas habilidades socioemocionais. Mas o que isso significa? Saber lidar com as pessoas, ter responsabilidade, tomar iniciativa, ter empatia, paciência e, principalmente, ter autoconhecimento são de extrema importância para que as crianças cresçam de modo saudável emocionalmente e tornem-se adultos bem-sucedidos.

Segundo pesquisa do Wall Street Journal, realizada com 900 executivos, 93% dos entrevistados afirmaram que as habilidades socioemocionais são igualmente ou mais importantes do que as habilidades técnicas e 89% disseram que sentem dificuldade em encontrar empregados com essas competências. Isso evidencia ainda mais a importância de desenvolver essas habilidades socioemocionais desde a infância, uma vez que essas competências não precisarão ser trabalhadas apenas na fase adulta, visto que já estarão enraizadas no indivíduo.

Podemos entender as habilidades socioemocionais como a capacidade de identificar, entender e expressar as próprias emoções. Esse compreendimento facilita o amadurecimento emocional e intelectual. Por sua vez, o individuo consegue equilibrar a razão e a emoção, tornando-o um tomador de decisões, o que facilita a resolução de problemas.

 

As principais habilidades socioemocionais

Autoconhecimento: o que eu gosto de fazer? Quais são minhas preferências? Devo ou não devo fazer isso? Essas e outras inúmeras questões farão parte do cotidiano das crianças e é importante que elas conheçam a si mesmas para respondê-las da forma correta e conseguirem dar o próximo passo: tomar a melhor decisão. Dessa forma, é possível ter mais foco no que realmente importa e traçar o melhor caminho para o futuro.

Confiança: ser seguro de si e confiar no próximo também são questões importantes desde a infância. As crianças precisam ser estimuladas a tentar e acreditar em seu potencial, bem como saber compartilhar e confiar em outras pessoas. Saber tomar iniciativa é essencial.

Empatia: se colocar na perspectiva do outro e tentar compreender os sentimentos, emoções e angústias que se passam é uma forma de respeitar e entender que as coisas apresentam outros ângulos de entendimentos. Ter empatia é saber que todas as ações apresentam possibilidades e consequências.

Paciência: saber esperar, entender, não ficar nervoso ou impaciente são virtudes importantes para conseguir lidar com as situações, visto que as coisas nem sempre acontecem como gostaríamos. Cada coisa tem seu tempo e os indivíduos precisam ter isso em mente desde sempre, para que consigam controlar a ansiedade e saber agir de forma educada, mesmo nos momentos mais desafiadores.

Responsabilidade: sim, desde pequenos as crianças devem ter responsabilidades. Claro que sempre estarão de acordo com as fases da vida, mas é importante que elas sejam responsáveis para que entendam as consequências de seus atos e que ajam de forma consciente. Isso faz com que as crianças consigam lidar com suas obrigações de maneira mais fácil.

 

A importância das habilidades socioemocionais na infância

Desenvolver as habilidades socioemocionais têm impacto positivo em vários âmbitos. Na aprendizagem, faz com que os alunos apresentem melhor desempenho nas disciplinas curriculares, além de ter um bom convívio com os colegas e professores. Também prepara os estudantes para compreender o mundo e suas diferenças, bem como tomar decisões assertivas, de acordo com a ética.

Ter consigo essas competências ajuda a construir um indivíduo emocionalmente estável, que sabe lidar com seus anseios, carências e desenvolver um futuro profissional que atenda as necessidades do mundo, levando em consideração a importância do autoconhecimento e das questões

 

Praticando as habilidades socioemocionais

Para que as crianças desenvolvam essas competências dentro da escola, é necessário que os professores sejam fonte de inspiração, ou seja, que eles exerçam as habilidades socioemocionais e, sempre que necessário, expliquem o por quê das situações.

Veja algumas situações em que essas habilidades são desenvolvidas:

- Estimular a criança a resolver problemas;

- Incentivar a leitura, pois é uma das melhores formas de ter acesso aos mais diversos sentimentos;

- Incentivar as relações interpessoais;

- Brincar regularmente, incentivando a interação e respeito ao próximo;

- Conversar com a criança, de forma que ela se sinta livre para expressar seus sentimentos, pensamos e opiniões;

- Estimular questionamentos;

- Fazer com que a criança espere sua vez de brincar com o objeto desejado;

 

Habilidades socioemocionais na Maple Bear

Na Maple Bear, nós incentivamos os pequenos a explorar o mundo ao seu redor, por meio de brincadeiras, experimentação, resolução de problemas, leitura, dinâmicas e outras diversas atividades lúdicas que ativam o imaginário de cada um. Desde muito pequenos, as crianças são orientadas para conhecerem seus sentimentos e se autorregularem de forma que resolvam seus problemas da maneira mais assertiva.

Dessa forma, as crianças aprendem a respeitar as diferenças umas das outras, enfrentar os desafios propostos e aprender coisas novas todos os dias, e tudo de uma maneira natural e divertida.

O autoconhecimento é pura consequência na metodologia canadense de ensino. A descoberta faz parte do nosso método, traga o seu filho para descobrir o mundo, e principalmente, descobrir a si mesmo aqui na Maple Bear.


 


 

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