Escuta ativa: entenda o que é e como pode ajudar no desenvolvimento das crianças

Quando pensamos no relacionamento entre crianças e adultos, logo imaginamos a exigência de estabelecer canais claros e eficazes de diálogo. A existência de caminhos claros de troca de informações é fundamental tanto para exercitar a confiança dos pequenos nos adultos quanto para assegurar aos adultos a criação de um vínculo sólido.

No universo da educação infantil a necessidade de uma troca eficiente de informações fica ainda mais evidente para que os primeiros conteúdos de conhecimento sejam recebidos e transmitidos para os pequenos.

Para possibilitar o exercício do diálogo e, ao mesmo tempo, garantir o crescente protagonismo das crianças na sua habilidade de expressão de ideias e sentimentos, está em evidência nos últimos anos o caminho da escuta ativa.

Para ajudar você a entender como esse método funciona e quais os impactos positivos dessa abordagem com os pequenos, separamos algumas informações especiais para você. Confira!

 

O que é a escuta ativa?

A prática educacional da escuta ativa tem como princípio o uso da palavra como ferramenta de diálogo, aprendizado e desenvolvimento emocional. Como o próprio nome do termo aponta, a base desse uso da palavra está consolidada na escuta. Temos, portanto, um estilo de educar que prevê, por parte dos adultos, uma atitude de mais empatia e compreensão em relação às demandas expressadas pelas crianças por meio das ferramentas de comunicação compatíveis com cada idade.

 

Qual o objetivo da escuta ativa?

A escuta ativa prevê uma atenção permanente à postura de quem escuta – ou seja, os adultos envolvidos na relação com os pequenos. Baseada na disponibilidade de tempo e de afeto, a escuta ativa tem o objetivo de desarmar eventuais obstáculos de comunicação e, ao mesmo tempo, criar uma relação de confiança, sensibilidade e atenção. Além disso, a criança passa a reconhecer a autoridade, mas sem se amedrontar ou ter receio de expressar suas emoções.

 

Como o adulto pode se dispor à escuta ativa?

A primeira postura que o adulto precisa se atentar é a diminuição das distâncias com as crianças. Para dar os primeiros passos, apresentamos quatro indicadores que são estratégicos nesse cenário:

- Na hora de conversar, agache-se para colocar o seu campo visual em contato direto com o rosto da criança;

- Estando na mesma “altura”, favoreça uma postura de conversa trocando olhares, olhando nos olhos da criança;

- A oferta do tempo para o diálogo com as crianças deve ser feita pelo adulto buscando manter o foco nas brincadeiras e na imaginação dos pequenos, revelando que está mesmo sintonizado naquela atividade e passando segurança;

- Na hora da troca de palavras, o ideal é explicar o que for questionado. Ter uma conduta respeitosa em uma atmosfera de tranquilidade são posturas que levam você a uma escuta ativa.

 

E qual o papel da escola neste processo?

A prática da escuta ativa na educação infantil favorece para que, no relacionamento com os professores, a criança renove a confiança, tenha a oportunidade de se expressar com autenticidade e, até mesmo, possa colaborar mais ativamente com os caminhos de aprendizagem pensados pela instituição de ensino. É uma combinação de mais acesso ao conhecimento com desenvolvimento pessoal por meio de experiências vivenciais mais intensas.

Aqui na Maple Bear nós trabalhamos com uma metodologia fundamentada na experimentação, na descoberta e no compartilhamento de informações, incentivando os profissionais a manterem sempre uma postura de respeito e atenção com os alunos.

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