Mind Lab: veja como a Maple Bear desenvolve habilidades cognitivas e socioemocionais nos alunos

Com o avanço da tecnologia e das pesquisas no campo da neurociência, os modelos de prática educacional também passaram por profundas transformações. Hoje em dia, a aliança entre informática, desenvolvimento cognitivo e experiência vivencial está cada vez mais forte e tem possibilitado o crescimento de soluções educacionais que impulsionam ainda mais a eficiência das metodologias escolares, transbordando também para o ambiente familiar e para as situações do cotidiano.

Aqui na Maple Bear, essa dinâmica está no centro das atenções da equipe pedagógica. E, por isso, oferecemos dentro da nossa metodologia de ensino, o refomindrço da plataforma Mind Lab. Vamos entender melhor o que é essa ferramenta e como ela ajuda no desenvolvimento dos nossos alunos. Confira!

 

O que é a Mind Lab?

A Mind Lab é uma empresa fundada em Israel, no ano de 1994. Atualmente é líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais direcionadas ao desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e adultos. O foco do uso das tecnologias é trabalhar o desenvolvimento humano para uma vida mais harmônica e feliz, potencializando as oportunidades de aprendizagem.

 

Como funciona o trabalho da Mind Lab?

Atuando em mais de 25 países no segmento de tecnologia aliada à educação, a Mind Lab desenvolveu uma metodologia inovadora de suporte ao processo pedagógico. A partir de jogos de raciocínio, a plataforma desperta, estimula e desenvolve habilidades cognitivas, relacionadas diretamente à absorção, ao entendimento e à articulação de conteúdos de informação nas diversas áreas do conhecimento.

Há ainda uma segunda frente de trabalho, paralelo com a primeira, dedicada ao desenvolvimento das chamadas habilidades socioemocionais, relacionadas ao convívio, ao enriquecimento cultural, à conduta eticamente responsável e ao cultivo de valores aderentes à solução harmônica de conflitos.

Toda a metodologia da Mind Lab está sustentada em três pilares: jogos de raciocínio, métodos metacognitivos e professor-mediador.

 

Como se articulam os pilares da metodologia?

Os jogos de raciocínio são espaços digitais em que os jogadores precisam, a partir das regras, colocar em prática e desenvolver habilidades tanto cognitivas como socioemocionais.

Para cada jogo há um objetivo estudado e uma série de ações esperadas dos jogadores, de modo que o contexto lúdico permite a exploração de situações presentes no dia a dia aliada à aplicação das aprendizagens.

Depois de realizados os jogos, entram em campo os métodos metacognitivos, que promovem, por meio de metáforas, a organização e a sistematização dos passos dados pelos jogadores, de modo a despertarem reflexões sobre como utilizar as ações do jogo em acontecimentos reais do dia a dia. Esse caminho ajuda a pessoa a perceber a diversidade de opções que tem para poder lidar com a vida de maneira mais eficiente, analisando os riscos e oportunidades associados a cada uma.

Essa combinação está alicerçada na figura do professor-mediador, que promove  intervenções intencionais e planejadas no processo para aprimorar a aprendizagem e despertar insights necessários ao desenvolvimento. Para isso, a Mind Lab treina e certifica os professores na metodologia, garantindo a excelência na atuação com a ferramenta.

Traga seu filho para fazer parte da Maple Bear e desenvolver suas habilidades cognitivas e socioemocionais!

 

Leia também nosso conteúdo sobre o desenvolvimento de habilidades socioemocionais em crianças.

Compartilhe!
Maple Bear Vinhedo e Valinhos © 2019. Política de privacidade