Conheça e saiba identificar os 7 tipos de aprendizagem

Seja em termos de genética, seja no perfil psicológico ou nas estratégias de convivência social, cada ser humano é único. Por mais que cultivemos gostos, hábitos e influências culturais comuns, cada indivíduo reage ao meio e se constrói como sujeito de forma exclusiva – justamente por isso adjetivamos o que é de cada um como individual – ou seja, que não se pode dividir.

Quando pensamos em mecanismos de aprendizagem, essa tese também se confirma. Cada ser humano aprende e absorve novos estímulos mentais de um jeito peculiar.

Mesmo sabendo desse caráter exclusivo na maneira de cada um registrar mentalmente novos conhecimentos, as ciências relacionadas ao universo do desenvolvimento cognitivo foram capazes de mapear sete diferentes categorias de aprender - cada uma delas envolvendo um tipo específico de articulação de estímulos para ativar a mente.

Nós preparamos um material especial para te ajudar a entender melhor como esses mecanismos funcionam e como cada pessoa tem seu jeito particular de aprender. Confira!

 

Como foram mapeados os tipos de aprendizagem?

Um estudo realizado no começo da década de 1990 pelo psicólogo norte-americano Howard Gardner, da Universidade de Harvard, revelou que a mente humana tem sete tipos de aprendizagem – com múltiplas possibilidades de construção, dependendo do desenvolvimento de cada tipo em cada pessoa.

Normalmente, cada indivíduo tem um ou dois desses tipos mais desenvolvidos do que os demais. É por isso que, no desenvolvimento infantil, o modelo de acompanhamento personalizado é fundamental para estimular harmonicamente cada criança.

Aqui na Maple Bear nossos profissionais são altamente capacitados para que identifiquem logo cedo o perfil de aprendizagem de cada aluno e possam desenvolver o planejamento das turmas de modo a estimular de maneira permanente o crescimento acadêmico de cada estudante.

Vamos saber agora quais são os tipos de aprendizagem apresentados na teoria de Gardner!

 

Corporal-cinestésica

Está associada ao domínio do corpo, à força e à precisão dos movimentos corporais. Atletas de alto rendimento e pessoas que desempenham ofícios que requerem movimentos de alta precisão normalmente têm esse tipo de aprendizagem mais desenvolvido.

 

Espacial

Diretamente relacionado à percepção visual, esse tipo de aprendizagem é comum em pessoas que se dedicam a artes visuais (como cineastas, pintores e arquitetos), pilotos de avião e peritos criminais. Está associado à facilidade de reconhecer e manipular formas e objetos. Por isso, pessoas com essa inteligência desenvolvida aprendem melhor a partir de gráficos, organogramas e esquemas.

 

Interpessoal

Está diretamente ligada à capacidade de estabelecer vínculos com as pessoas e atuar na resolução de conflitos relacionais. Os gestores e professores normalmente estão entre as pessoas com esse tipo de aprendizagem mais evidente. Para eles, a melhor forma de aprender é com os trabalhos e desafios em equipe.

 

Intrapessoal

Por outro lado, há pessoas que desenvolvem um tipo de aprendizagem associado ao conhecimento de si mesmo e, por conta disso, são mais reservadas. Podem, no entanto, se revelar muito capazes no entendimento das emoções alheias e se tornam bom conselheiros ou terapeutas mentais. Para essas pessoas, momentos de leitura e pesquisa silenciosa são ferramentas preciosas de aprendizagem.

 

Linguística

Está associado ao domínio e à articulação das palavras – tanto oralmente quanto na forma escrita – e é comum em escritores, profissionais de comunicação e professores. Para essas pessoas, a produção de resumos e resenhas e a explicação do conteúdo para outras pessoas são instrumentos valiosos para aprender. 

 

Lógico-matemática

Muito comum entre os matemáticos, físicos e programadores de softwares, este tipo de aprendizagem está alicerçado no estabelecimento de padrões lógicos e na formatação de linhas de raciocínio. Aprendem melhor por meio da repetição de esquemas para a resolução de problemas, com o auxílio de tabelas e gráficos.

 

Musical

A partir do nome, fica fácil entender o que esse tipo de aprendizagem estimula – justamente a produção de melodias, harmonias e ritmos, com ou sem o uso das palavras. Para pessoas com esse tipo de aprendizagem, o uso das músicas nos processos pedagógicos é sempre estimulante e prazeroso.

 

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