Entenda o que é metodologia ativa e como ela ajuda no desenvolvimento das crianças

O universo conceitual da área da educação vem sendo atualizado nas últimas décadas a partir do desenvolvimento da metodologia ativa de aprendizagem. Esse jeito de ensinar dá um passo além do modelo dito “tradicional” de educação, baseado nas aulas expositivas e na prevalência do papel do professor como protagonista no processo. O principal objetivo da metodologia ativa, por sua vez, é promover uma estimulação permanente dos alunos para que desenvolvam autonomia e senso de participação, com base na apresentação e na busca da solução de problemas e situações reais. A metodologia ativa coloca o estudante no centro do processo de aprendizagem, devolvendo a ele a responsabilidade pela construção e consolidação do conhecimento.

Reunimos aqui algumas informações relevantes sobre esse conceito inovador de educação, altamente presente no ensino canadense – base do nosso trabalho aqui na Maple Bear. Confira!

 

Ensino vivencial: estímulo a colocar a “mão na massa”

Uma das principais características da metodologia ativa de ensino é o conceito de Hands On (ou, numa tradução popularizada do português, “mãos na massa”). A base desse modelo está na ideia de que os alunos participem ativamente de experiências de aprendizagem capazes de criar e projetar modelos mentais de soluções criativas para problemas simulados.

Essa maneira de estimular a aprendizagem, que está no alicerce da metodologia canadense,  oferece três benefícios essenciais:

- Os alunos desenvolvem a habilidade de montar e enxergar todo o processo de solução dos problemas, o que possibilita a integração de vários conhecimentos;

- O protagonismo do processo está nas mãos dos alunos, o que favorece a criatividade, a autonomia, a relação com os outros e, de modo particular, o senso crítico – ou seja, a capacidade de escolher a solução mais adequada para cada situação.

- Os alunos com acesso às situações vivenciais de aprendizagem são estimulados a desenvolver habilidades que favorecem o convívio e o respeito com o diferente, como a interação, a empatia e a expressão articulada.

 

Educação bilíngue num sistema de imersão: enriquecimento cultural e aprendizado articulado

Países com altos indicadores de excelência educacional, como Canadá e Finlândia, têm permanentemente aprimorado seus métodos a partir de práticas de imersão, nas quais o aluno é estimulado a passar por experiências simuladas do cotidiano, favorecendo a utilização coordenada dos conteúdos. Num universo de educação bilíngue, no qual o aluno é colocado constantemente em contato com um universo cultural amplo e rico em detalhes, cria-se um ambiente favorável para o entendimento, a vivência e a prática de um segundo idioma de modo natural, leve e prazeroso.

 

A metodologia ativa favorece a educação socioemocional

A educação socioemocional (conhecida em inglês pela sigla SEL - Social Emotional Learning) é o conjunto de valores, princípios e estratégias de estimulação voltados para o desenvolvimento de habilidades relacionadas tanto ao aspecto social (estimulando a melhor convivência entre pessoas que pensam de modo diverso e trazem diferentes referenciais culturais) quanto ao aspecto emocional (oferecendo ferramentas para aprender a reagir adequadamente às frustrações, dissabores e adversidades do dia a dia, bem como estimulando a empatia, a atenção com o outro e a superação de preconceitos).

Com esses pilares inseridos na metodologia pedagógica, as crianças são capazes de se conhecerem melhor, exercitando virtudes como resiliência e autoconfiança. As mais recentes diretrizes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), legislação brasileira sobre o sistema educacional, colocam a educação socioemocional como competência a ser desenvolvida pelas instituições de ensino.

 

Saiba mais sobre como a metodologia ativa da Maple Bear! Conheça a estrutura e os diferenciais das nossas unidades:

- Unidade Vinhedo

- Unidade Valinhos

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