A partir da virada para o século XXI, o campo de estudo sobre os caminhos do desenvolvimento infantil teve uma grande expansão. Diante desses avanços, os especialistas em pedagogia e neurociência perceberam que a educação infantil pode ser uma alavanca poderosa na formação da consciência e no incremento do potencial cognitivo e relacional dos pequenos.
A escola infantil deixou de ser, portanto, apenas um local de convívio e aprendizados mais simples, e passou a ser tratada como um espaço especializado de desenvolvimento.
Nessa direção, a adoção de metodologias pedagógicas ativas proporciona às crianças e às famílias uma integração estruturada entre o desenvolvimento intelectual, a socialização e a capacidade de interação vivencial. A metodologia canadense de ensino, usada por nós na Maple Bear, está baseada justamente nesse conjunto de referências. Vamos saber mais sobre ela a seguir. Confira!
A educação estruturada a partir de uma metodologia ativa tem o propósito de manter grandes estímulos para os alunos. Esse chamado permanente à atitude tem como meta o despertar para a autonomia e para o senso de participação.
A principal ferramenta desse processo é a oferta de desafios e situações-problema, nas quais a busca da solução se dá de forma dialogada e integrada, colocando a criança para colocar a “mão na massa” (ou atuar no modelo Hands On, como se diz no inglês). A participação ativa dos alunos nas experiências de aprendizagem coloca-os no centro do processo, dando a eles o protagonismo na construção do conhecimento.
A metodologia canadense está alicerçada nas atividades práticas de imersão cultural. Essas atividades se configuram na vivência de situações simuladas do cotidiano dentro do ambiente escolar. Além de despertar a criatividade e a imaginação, essa estratégia de ensino dentro da Maple Bear está articulada à metodologia do ensino bilíngue, no qual o aprendizado de um segundo idioma se dá justamente por meio da ampliação do repertório cultural, favorecendo o entendimento, a vivência e a prática do discurso de modo natural.
A viga mestra do método adotado pelos nossos professores, todos capacitados a partir dos referenciais do ensino canadense, é a construção coletiva do conhecimento. Em nossas aulas, o papel dos educadores está muito além de apenas transmitir o conteúdo. Trata-se de uma elaboração diferenciada dos processos de aprendizagem, nos quais os nossos alunos são estimulados a investigar, perguntar e desenhar imagens mentais que despertam o prazer pela descoberta. Tudo sempre baseado na experimentação, na vivência e na atividade em grupos.
Toda essa dinâmica ancorada na vivência e na imersão, desenvolve nas crianças o interesse pela interação e pela busca por soluções mediadas dos conflitos. Nesse caminho de crescimento, valores como a empatia e o respeito pela diferença se desenvolvem de modo paralelo, ampliando o aprendizado para lidar com problemas de relacionamento ou com opiniões divergentes.
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