Bilinguismo na Maple Bear: aprendizado e compreensão em dois idiomas

Muito tem se falado nos últimos anos sobre o valor da educação alicerçada no aprendizado simultâneo de dois idiomas – o chamado ensino bilíngue. No entanto, são pouco explorados os resultados práticos e imediatos no desenvolvimento das crianças que são colocadas em contato com esse formato.

A professora Jennifer Steele, da American University, coordenou uma pesquisa envolvendo crianças do ensino básico nos Estados Unidos, chamado de Elementary School, com o objetivo de avaliar como o ensino de um segundo idioma simultaneamente impactava o aprendizado da língua mãe.

O resultado revelou que os alunos bilíngues têm performances melhores na leitura da língua pátria do que os colegas que estudam apenas um idioma. Isso quer dizer que o fato de as crianças aprenderem um segundo idioma torna-as mais conscientes sobre o mecanismo de funcionamento dos sistemas de linguagem verbal e escrita.

Pensando nesse primeiro impacto de caráter cognitivo, a imersão de uma criança numa escola bilíngue já deve ser muito valorizada. Mas não para por aí. Nós separamos outros benefícios que certamente vão te ajudar na decisão sobre o melhor método de educação para seus filhos. Confira!

 

A estratégia bilíngue amplia os horizontes de comunicação

A elevada mediação tecnológica do nosso tempo, aliada ao acesso às diferentes culturas, faz com que a competência revelada por meio de uma comunicação se transforme em um diferencial muito importante para a vida contemporânea. Ser capaz de mediar uma conversação ou mergulhar no universo de possiblidades de conhecimento disponíveis em um segundo idioma acaba por possibilitar uma gama de oportunidades de desenvolvimento e exploração de novos horizontes.

Como o inglês é o terceiro idioma com o maior número de falantes no planeta e se mantém como referência nos ambientes de comunicação corporativa, o domínio desse é um trunfo importante para o desenvolvimento cultural e intelectual.

 

Senso crítico mais aguçado

As crianças que são colocadas em contato com o bilinguismo desenvolvem o senso crítico com mais facilidade. Isso acontece porque, desde cedo, elas têm contato com um universo mais amplo e diverso em referências culturais, ampliando as fronteiras de análise e exercitando mais cedo as habilidades de ponderar, discernir e atribuir valor, favorecendo a resolução de problemas e o enfrentamento de desafios em momentos adversos.

 

A inspiração canadense é o diferencial da Maple Bear

Baseada na metodologia canadense de ensino, a Maple Bear aborda o bilinguismo de modo muito especial. Isso porque o Canadá tem duas lingas oficiais (inglês e francês), fazendo com que, em muitas escolas, o sistema educacional esteja alicerçado no bilinguismo.

Nesse contexto, o aprendizado do segundo idioma não está referenciado apenas na compreensão das estruturas gramaticais ou na construção do vocabulário, mas sim na dimensão vivencial, despertando para o repertório cultural a criação de uma outra visão de mundo. Essa referência diferenciada do bilinguismo por meio de imersão é que se faz presente nas unidades da Maple Bear. Trata-se de uma estratégia educacional que, por meio das linguagens, desperta nos estudantes a autonomia, a responsabilidade e a compreensão do ambiente e das relações interpessoais.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com os amigos e siga a gente nas redes sociais.

@maplebearvinhedo

@maplebearvalinhos

Compartilhe!
Maple Bear Vinhedo e Valinhos © 2019. Política de privacidade