Entenda a importância da educação infantil durante a pandemia

Os anos de 2020 e 2021 certamente ficarão marcados para a história por conta das bruscas mudanças de convívio e de organização social ocasionadas pela pandemia da Covid-19. Economia, trabalho, relações pessoais, eventos culturais, práticas religiosas... Tudo foi afetado. E, claro, também o universo da educação sentiu um forte impacto na sua forma de se estruturar e oferecer seus serviços.

No mês de março de 2020, em praticamente todo o país, ocorreu um forte movimento de fechamento das escolas. Desde então, tanto os gestores das secretarias estaduais e municipais de educação quanto os responsáveis por cada unidade de ensino vêm sendo obrigados a elaborar e executar, simultaneamente, estratégias de trabalho contingenciadas, incluindo a implantação emergencial de soluções de ensino remoto.

Passados mais de 12 meses do primeiro impacto do novo coronavírus, começa a criar-se entre os especialistas de saúde e de educação um consenso de que a atividade de formação escolar é essencial, especialmente nos anos iniciais da infância. Desse modo, para entender por que a escola é tão importante neste momento de crise, preparamos o material a seguir!

 

Como a escola vem se adaptando?

Claramente todos sabemos que a situação imposta pela pandemia é grave. De um lado, vemos que as escolas estão se organizando para repensar os conteúdos e as práticas pedagógicas. Por outo lado, segue ativa a discussão sobre como essas  práticas que antes eram feitas presencialmente podem ser absorvidas no contexto virtual. No entanto, entregar todas as esperanças na mão da tecnologia também não se mostra uma solução ideal.

 

Como as crianças têm reagido a esse cenário?

Enquanto as medidas de contingência buscam oferecer o mínimo de continuidade das atividades escolares, sobram relatos de crianças, especialmente na educação infantil, que têm se queixado da falta que a escola faz em sua rotina. Por conta da pandemia, os alunos passaram a ter saudades do convívio com os colegas, do ambiente escolar, da aula presencial e do diálogo aberto com os professores. E, claro, os pais também se posicionam relatando esgotamento mental diante do cenário de ter que lidar integralmente com as crianças.

 

Por que é importante, assim que possível, retomar o ensino presencial?

O tempo de afastamento das crianças da escola revelou para a opinião pública algo que os especialistas já sabiam: a educação é processo muito mais amplo e abrangente do que a simples transmissão de conteúdos formais. A vinculação da criança ao ambiente escolar deve oferecer simultaneamente o desenvolvimento cognitivo e social. Assim, ela consegue ver a realidade de forma crítica, criando as condições para responder aos desafios de cada tempo e fazer escolhas conscientes e adequadas.

Essa dimensão transformadora da educação está muito presente na metodologia da Maple Bear. Aliando uma educação bilíngue com o desenvolvimento socioemocional, temos clareza de que somos corresponsáveis na formação de cidadãos conscientes, responsáveis e capazes de conviver em harmonia diante da diversidade.

Continue em sintonia com o nosso blog para saber mais sobre o universo da educação infantil!

Compartilhe!
Maple Bear Vinhedo e Valinhos © 2019