Confira 10 dicas do que fazer nas férias escolares com as crianças

Chegaram as férias! Sinônimo de crianças mais livres da rotina e cheias de energia pra gastar em casa, nos passeios ou nas viagens de família. Se para os pequenos é momento de inventar e experimentar uma nova aventura a cada dia, para os pais ou familiares o desafio é outro: colocar a criatividade para funcionar e pensar o que fazer nas férias para manter as crianças ativas e animadas.

Diante do nosso mundo altamente mediado pela tecnologia, há uma grande tentação de recorrer às telas da TV, do tablet, do celular ou do computador para entreter as crianças e oferecer possibilidade de tempo disponível aos adultos. No entanto, como recordam vários especialistas, uma exposição exagerada aos conteúdos digitais ou jogos eletrônicos pode gerar dependência e, além disso, se transformar num empecilho à criatividade, à socialização e a à espontaneidade.

Por isso, para ajudar você a criar um roteiro incrível com os pequenos durante as férias escolares, separamos aqui 10 dicas de atividades. Lembre-se que são sugestões de ideias, que você pode adaptar à sua realidade de tempo, de espaço e de número de pessoas envolvidas. Confira!

 

1. Ir até a biblioteca da cidade

Muitas pessoas perderam ou nunca tiveram o hábito de visitar as bibliotecas públicas. Nas cidades maiores há, normalmente, acervos robustos e interessantes e as crianças podem ficar bastante encantadas com a quantidade de livros concentrados no mesmo espaço. A dica é ir, escolher uma história bem legal e voltar com o livro para ler em casa com a família.

 

2. Visitar um amigo ou familiar querido

Uma possibilidade de passeio com crianças que combina alegria e afeto é visitar a casa de um amigo querido ou de um familiar de quem a família gosta muito ou está com saudades – casa dos vovôs é sempre uma ótima pedida! É uma chance especial de fazer um lanche juntos e colocar a conversa em dia. Se houver outras crianças para brincar, então, é diversão garantida! 

 

3. Cuidar do jardim ou da horta caseira

Se você tem algum espaço externo em sua casa, uma ideia super legal é separar um momento para as crianças ajudarem a cuidar das flores, replantar vasos, fazer a manutenção dos canteiros ou mesmo dar início a uma pequena horta, com alguns temperos, ervas e verduras. É momento de exercitar o contato com o ambiente, aumentar a cumplicidade e valorizar o trabalho em cooperação.

 

4. Abrir uma oficina de artes

Especialmente para crianças a partir dos dois anos, fica mais interessante o momento de explorar materiais diferentes e desenhar com papeis, giz, pincéis, ou ainda modelar com massinhas e fazer recortes e colagens. Nas férias, sem o compromisso com o tempo, essa atividade pode despertar ainda mais a inventividade dos pequenos.

 

5. Colocar os pequenos pra cozinhar

Essa atividade pode ser feita pontualmente ou mesmo ser colocada no calendário da família ao longo das férias. Vale de tudo: bolo, sanduíches, panquecas, pizza, petiscos. Além de incentivá-los a tomar gosto pela cozinha, vai ser momento de troca, de conversa e de valorização do trabalho feito pela família.

 

6. Fazer um dia da faxina à fantasia

Para os pequenos, ajudar nas tarefas domésticas pode ser algo entediante, ainda que saibamos o valor desse tipo de trabalho para o bem estar da casa e para a formação dos valores de organização e disciplina. A família pode organizar um dia de faxina em que todo mundo trabalha fantasiado e, depois de todo o trabalho, toma aquele banho gostoso com a mangueira no quintal – se estiver num dia de calor, vai ser algo muito divertido, com certeza!

 

7. Passear pela cidade

Suas crianças conhecem todos os pontos principais da cidade onde você vive ou trabalha? Sabe onde fica a agência dos correios, a rodoviária, a igreja central, aquele parque ou praça onde o pessoal faz as caminhadas pela manhã ou no fim do dia? Além de se divertir em apresentar os lugares, dá para entreter os pequenos com o próprio trajeto – seja de carro, a pé, bicicleta, metrô ou outros meios de transporte.

 

8. Fazer sessões de fotos

Todo mundo coloca uma roupa bem legal e a família manda ver nos cliques – com várias poses, ajustes de angulo e em variados ambientes da casa ou mesmo durante os passeios.  Além de gerar vínculos, é também uma forma de trazer à memória as lembranças das férias.

 

9. Construir a árvore genealógica da família

Ainda falando em fotografia, é possível organizar com os pequenos uma trilha sobre a história da família, identificando com imagens os vovôs, titios e primos. Dá até para colocar num quadrinho e virar um item de decoração depois, se for o caso.

 

10. Fazer um gesto de caridade em família

Que tal pegar aquelas roupas que estão esquecidas há algum tempo ou que não servem mais, arrumar por tipo e tamanho e depois entregar a uma entidade ou grupo assistencial da sua cidade? É exercício de virtude e, ao mesmo tempo, ajuda a despertar os pequenos para a solidariedade e a partilha.

Gostou dessas dicas? Acesse sempre o nosso blog para acompanhar os conteúdos que a nossa equipe produz para você!

Compartilhe!
Maple Bear Vinhedo e Valinhos © 2019. Política de privacidade