Benefícios e malefícios da tecnologia na infância

Não é de hoje que o assunto “tecnologia na infância” é muito abordado tanto dentro de casa quanto nas escolas. Quanto tempo as crianças podem ficar conectadas? Ou até mesmo, quais dispositivos elas podem ter acesso? Há quem diga que as tecnologias atuais são vilãs do desenvolvimento infantil e há aqueles que defendem seu uso.

 

Um estudo americano chamado Zero to Eight: Children’s Media Use in America revelou que em 2011 apenas 10% das crianças do país usavam dispositivos eletrônicos portáteis. Dois anos depois, o número subiu para 38%. Já em 2017, o número foi para 95%, o que indica um aumento expressivo do uso da tecnologia na infância. Além disso, a pesquisa também apontou que o tempo gasto nos dispositivos triplicou.

 

Uma coisa é fato: não existe certo ou errado. Sabemos que a tecnologia traz um mundo de possibilidades boas e ruins e que, hoje em dia, é quase impossível ficar distante dos dispositivos móveis. Mas tudo deve ser supervisionado e utilizado com cautela. Veja os benefícios e malefícios da tecnologia para as crianças!
 

Benefícios da tecnologia na infância

• Informação na palma da mão

Antigamente, quando era necessário fazer pesquisas, utilizávamos as enciclopédias, as quais reuniam os conhecimentos humanos de forma alfabética ou temática. Era um grande banco de dados em forma de livros grandes e pesados. Conforme a tecnologia foi ganhando espaço, elas perderam sua utilidade. O que é mais fácil: pesquisar em livros enormes ou na internet?

 

Atualmente, temos acesso a um turbilhão de informações. Se você tem uma dúvida basta entrar em uma rede de pesquisa e aparecerão milhares de informações.

 

No que se refere às crianças, os trabalhos escolares nunca mais foram os mesmos. Informações que antes poderiam parecer impossíveis de encontrar, nos dias de hoje, estão a apenas um clique de distância. Nesse sentido, podemos afirmar que o uso de dispositivos com acesso à internet beneficiou a capacidade de aprendizado.
 

• Geração Alfa – os nativos digitais

Essa é a geração 100% nativa digital! Mesmo que não tenha uma definição exata, essa geração, nascida a partir de 2010, considera a tecnologia uma extensão de sua forma de conhecer o mundo. 

 

A internet e os dispositivos eletrônicos já estão tão inseridos no cotidiano, que não existe uma separação clara entre digital e vida real. E isso gera novas formas de relacionamento e aprendizados. Logo, é fato que aprender a utilizar as ferramentas tecnológicas é fundamental para qualquer ser humano.

 

O cuidado está em policiar seu uso e entender que há o momento certo de inserir essa realidade na vida dos pequenos. Além disso, dar a devida atenção para que esses dispositivos sejam usados de forma positiva também faz toda a diferença.
 

• Contato com outras realidades

A internet possibilita a conexão com diversas realidades, culturas, ideias, diferenças e muito mais. Isso é importante pois ajuda a desenvolver a empatia e o respeito. A criança entende que o mundo é composto por diversidades e que sua realidade, nem sempre é a realidade do próximo.
 

• Curiosidade

São tantas possibilidades encontradas no meio online, que é natural que a criança se sinta estimulada a descobrir coisas novas o tempo todo. O estímulo correto pode ajudar a construir novos aprendizados. Portanto, procurar conteúdos adequados para cada fase da infância é uma boa forma de usufruir dos benefícios da tecnologia para as crianças.
 

Malefícios da tecnologia na infância

Dentre tantos benefícios, existem também os pontos ruins. Ter conhecimento sobre os lados negativos dessa realidade tecnológica, é fundamental para ter “jogo de cintura” na hora de educar o seu filho para utilizá-la de forma benéfica, sem prejudicar sua qualidade de vida. Então, preste atenção!
 

• Conteúdos indevidos

Supervisionar os pequenos enquanto navegam na internet é primordial. Isso porque, assim como existem plataformas que dispõe de recursos positivos, existem também alguns perigos que oferecem experiências negativas. Filtrar conteúdos de acordo com a idade da criança é um cuidado primordial e que deve ser tomado pelo responsável. 

Esteja atento aos sites e plataformas que estão sendo acessados, bloqueie o que é inadequado e esteja sempre presente no mundo online e no offline dos pequenos. Isso faz toda a diferença!
 

• Problemas de convívio social

É cada vez mais comum vermos crianças e pré-adolescentes prejudicando o convívio social para ficar grudados na tela do seu smartphone. Nesse sentido, restringir o uso do dispositivo em determinados locais e horários, por exemplo, pode ser uma boa estratégia para controlar o seu uso e estimular as interações “reais”.

Algumas táticas que podemos utilizar são: não permitir eletrônicos nas refeições e antes de dormir, estipular horários para jogar videogame, evitar o uso dos dispositivos quando alguém estiver falando, entre outras.
 

• Impactos físicos e psicológicos

A falta de convívio com outras pessoas devido ao uso excessivo das tecnologias pode prejudicar o desenvolvimento social, intelectual e emocional. Além disso, pode gerar irritabilidade, irregularidades no sono, obesidade (devido ao sedentarismo), dentre outros malefícios.

 

Por esses motivos, é muito importante que os responsáveis policiem o uso das tecnologias. Estabelecer regras, horários e estimular brincadeiras com outras crianças é essencial.
 

Como absorver apenas os benefícios da tecnologia?

Regras existem para serem seguidas, não é mesmo? Portanto, estabelecer limites para o uso da tecnologia é o ponto inicial para que ela seja utilizada de forma saudável. Estipule horários de uso, supervisione e incentive o consumo de conteúdos ricos, e, principalmente, comunique-se com a criança. A comunicação faz toda a diferença, isso ajuda a entender o que se passa na cabeça dela, além de estabelecer uma relação de confiança.

 

Outra dica é mostrar que existe um mundo incrível fora das telas. Incentivar brincadeiras que não incluem o uso de dispositivos tecnológicos (ler livros, por exemplo) e o convívio social com outras crianças é de extrema importância.

 

Educar crianças nesse cenário tomado pela tecnologia é um grande desafio. Entretanto, todo desafio traz consigo oportunidades, não é mesmo? O segredo está em ter paciência e estabelecer os devidos limites no uso dessas ferramentas.

 

Uma coisa é certa: a tecnologia veio para nos ajudar, então tire o melhor proveito dela. O equilíbrio é tudo!

 

Não deixe de ler este material sobre a importância de um ambiente escolar bem preparado.

 

 

Compartilhe!
Maple Bear Vinhedo e Valinhos © 2019