Maple Bear: conheça os benefícios de aprender programação na escola

A presença da tecnologia em nosso dia a dia está mais que evidente. E, muito mais do que saber manusear equipamentos ou navegar pelos aplicativos disponíveis no mercado, o desenvolvimento dos domínios dessa tecnologia passa pela compreensão das linguagens da programação – ou seja, pela lógica de comandos e caracteres que a pessoa precisa inserir no computador para que determinada ação seja processada e determinado resultado seja obtido.

E, assim como acontece com o aprendizado de idiomas, quanto mais cedo a pessoa toma contato e se familiariza com a linguagem da programação, mais rápido acontece o processo de aprendizagem. Por isso, aqui na Maple Bear, o nosso programa de educação também tem a oferta de espaços e momentos para desenvolver a programação na infância. Acompanhe a seguir quais os benefícios do domínio desse conteúdo para os pequenos!

 

1) A programação aumenta a criatividade

A oferta de aulas para que a criança aprenda a programar estimula a criatividade. Afinal, os caminhos da programação passam pela criação de cenários, personagens, modelos visuais, esquemas de cores e outros. Portanto, a estimulação de mentes mais criativas é uma vantagem que ajuda no presente e favorece as perspectivas de futuro.

 

2) Programar ajuda no raciocínio lógico

Como dissemos no começo do artigo, a lógica dos comandos é fundamental para o sucesso de uma programação de informática. Por isso, ao longo das aulas de programação, a criança vai tomar contato com as bases de pensamento necessárias para ajustar os sistemas e, ao mesmo tempo, terá a chance de potencializar o raciocínio lógico – altamente dependente da organização sistemática dos comandos para que o programa funcione adequadamente.

 

3) O curso de programação facilita o aprendizado de matemática

Como a base da linguagem de programação está na lógica, exercita-se aqui um campo de inteligência que favorece a organização das ideias, exercita a concentração e exige atenção para os detalhes envolvidos na sequência dos comandos. Com essas competências amadurecidas, o olhar sobre os cálculos e esquemas matemáticos fica mais acurado, facilitando o aprendizado.

 

4) A programação favorece o aprendizado para trabalhar em equipe

Quem imagina que o programador trabalha 100% do tempo sozinho está enganado. Via de regra, o desenvolvimento das soluções de tecnologia requer muito trabalho em grupo e engajamento coletivo. A aula de programação também é, portanto, espaço para o trabalho em equipe, no qual se desenvolvem habilidades socioemocionais (senso de participação, atitudes de escuta e observação, empatia e resiliência).

 

5) A escola pode sim ensinar a programar logo cedo

Ainda que a base da programação esteja na escrita e no arranjo de códigos de comandos, é possível oferecer conteúdos sobre esse tema para as crianças de modo leve e agradável. Tudo depende de como a escola aborda o tema. Aqui na Maple Bear nós pensamos a programação como uma atividade que desperta a curiosidade nos pequenos, instigando a criatividade e a  imaginação.

Se nós lembrarmos que as crianças de hoje já nascem mergulhadas nas mediações da tecnologia, há também aqui uma oportunidade de apresentar melhor o funcionamento dos sistemas e equipamentos e até mostrar para elas que, apesar de necessária e importante, a tecnologia responde apenas a algumas necessidades – ou seja, o relacionamento humano e o contato com o ambiente seguem sendo essenciais.

Nossas unidades Maple Bear estão capacitadas para oferecer aos pequenos as noções iniciais de programação, de modo a desenvolver imaginação criatividade, raciocínio lógico e concentração, além de aprimorar as habilidades relacionais e de convivência.

 

Quer saber mais? Entre em contato com a gente! Estamos à disposição para conversar e esclarecer suas dúvidas.

Compartilhe!
Maple Bear Vinhedo e Valinhos © 2019. Política de privacidade