A importância dos esportes na infância

A comunidade científica tem formado ultimamente um consenso em torno sobre os benefícios da prática esportiva desde a infância. Afinal, logo nos primeiros anos de vida a pessoa desenvolve a memória muscular e cria dentro de si os modelos mentais básicos de assimilação que vão servir de base para a elaboração de raciocínios e processos mentais complexos ao longo da vida.

Em suma, além do desenvolvimento da saúde física, a regularidade do esporte na infância auxilia na preservação da saúde mental, pois libera hormônios de estimulação e facilita a oxigenação do cérebro.

Para você conhecer mais sobre o valor da prática esportiva infantil e entender qual o papel da escola nessa integração, nós preparamos este conteúdo especial. Acompanhe!

 

A Educação Física nas séries iniciais

A desenvoltura no universo do esporte tem um quê de talento, mas é também uma habilidade que se pode aprender, desenvolver e aprimorar. Por isso, como já mencionamos, o esporte na infância tem um valor inestimável não apenas no aspecto da saúde, mas também como construção de uma memória afetiva capaz de internalizar a alegria e a satisfação que brotam de uma vida fisicamente ativa.

Para isso, as aulas de Educação Física já nas primeiras fases da vida escolar cumprem um papel muito importante. Nelas, a criança é instruída a desenvolver a consciência corporal, compreender as possibilidades de extensão do corpo, aprender tecnicamente determinados movimentos e entender-se como ser ativo.

 

Esportes coletivos como ferramenta de socialização

Ao contrário do que acontece na juventude e na fase adulta, quando os valores da vitória, do resultado e da competitividade estão mais aflorados, a visão do esporte para criança deve ser construída a partir das dimensões da convivência e da espontaneidade.

Os jogos e atividades em grupo despertam nas crianças a necessidade de aprender a liderar, como lidar com conflitos, como solucionar desafios e, por último, também a serenidade de celebrar com respeito as vitórias e a grandeza de reconhecer limites e derrotas. 

 

Combinar a diversidade com o gosto da criança é fundamental

Além da importância do acompanhamento de um profissional habilitado (educador físico, técnico ou treinador), é importante que a criança seja incentivada dentro de casa (e, se possível, veja o exemplo dos pais) e seja exposta a estímulos diversos na prática esportiva – até que ela se identifique com uma modalidade que lhe dê mais satisfação de praticar. Por exemplo, enquanto o judô prioriza a força e a resistência muscular, o futebol se baseia na explosão muscular e no condicionamento cardiorrespiratório. Do mesmo modo, balé e natação se complementam, assim como ou vôlei e atletismo.

Gostou deste conteúdo? Siga a gente nas redes sociais para ficar por dentro de mais novidades no universo da educação:

@maplebearvalinhos
@maplebearvinhedo

Compartilhe!
Maple Bear Vinhedo e Valinhos © 2019. Política de privacidade