Porque é tão importante incentivar a leitura desde cedo?

O hábito de ler gera inúmeros benefícios para o indivíduo, tanto no desenvolvimento de sua capacidade cognitiva, como também no âmbito social e emocional. A leitura nos permite enxergar o mundo de formas diferentes, a cada leitura, um novo aprendizado.

Muito além de aprender línguas, regras e gramática, ler trata-se de desenvolver no ser humano a capacidade de interpretação.

Infelizmente, vivemos em um contexto social onde a maioria das pessoas não tem o hábito de ler, as crianças não se interessam pela leitura e os pais e professores não dão o incentivo necessário nesse sentido. No máximo, as crianças fazem suas leituras obrigatórias passadas pela escola, ou seja, não há prazer na leitura.

Precisamos mudar essa realidade para construir uma geração de valor, que entende o verdadeiro sentido da vida, que respeita a sociedade, e mais importante, que tenha capacidade de tomar suas próprias decisões e ser independentes.

 

Quando e como estimular o desejo pela leitura nos pequenos?

A leitura deve ser estimulada desde sempre. Calma! Não estou falando para você alfabetizar os bebês. Existem outras formas de estimular a leitura, a curiosidade e a imaginação das crianças.

Na primeira infância as crianças se interessam pelas cores, desenhos, então utilize brinquedos e livros que os permitam explorar ao máximo essa curiosidade. Converse muito com o seu pequeno, apesar de acharmos que eles não estão nos entendendo, essa também é uma forma de estimular o cérebro e o interesse pelo aprendizado (neste caso, o desejo de entender o que você está falando).

Respeite as fases das crianças, não deixando de estimular a curiosidade e seus desejos por novas descobertas. Leia histórias, interprete-as para envolve-los e mantê-los interessados. Pequenos hábitos como esses, fazem toda a diferença, além de ir aos poucos desenvolvendo o interesse pela leitura, você também estará levando conhecimento e estimulando o cérebro dessas crianças.

Chegará um momento, onde eles irão escolher por si próprios as histórias que querem ler.

 

Habilidades Cognitivas

Estudos comprovam que crianças que são estimuladas e ler desde cedo, desenvolvem sua capacidade cognitiva de maneira superior àqueles que não leem. A leitura aumenta a capacidade de concentração, foco, aprendizado, interpretação, e por aí vai.

Veja esse estudo realizado pela Universidade de Edimburgo e pela King’s College de Londres e entenda como a literatura tem influência na vida dos pequenos.

 

A Imaginação não tem limites

Ler estimula a imaginação das crianças, aliás, essa é a melhor forma de estimular a imaginação de qualquer pessoa, em qualquer idade. O fato é que a imaginação gera curiosidade, curiosidade gera perguntas e perguntas geram conhecimento, novos aprendizados, novas maneiras de enxergar a mesma realidade.

Um ser humano realmente rico é um ser humano que possui conhecimento, é alguém que tem paixão pelo aprendizado e está sempre em busca de novos saberes. Afinal, sábio mesmo é aquele que sabe que nada sabe, não é mesmo?

A imaginação permite que as crianças sintam experiências, mesmo sem vive-las. Somente boas histórias são capazes de nos levar aos incríveis lugares que a imaginação é capaz de chegar.

 

Desenvolvendo a Empatia

Quando lemos diferentes histórias, escritas por diferentes autores, que tiveram diferentes culturas e que veem a vida de forma distinta. Quando conhecemos diferentes realidades, lemos diferentes fantasias, dos mais diversos gêneros, estamos enriquecendo a nossa capacidade de aceitar as diferenças.

Digo mais, ler é uma forma de nos fazer enxergar que o bonito mesmo, está nas diferenças.

O respeito, o amor ao próximo e a empatia são sentimentos necessários ao ser humano, se quisermos realmente melhorarmos (e até mudarmos) a realidade do mundo. Ler nos dá poderes inacreditáveis, e você só irá conhecer o poder da leitura, e se ela começar a fazer parte do seu cotidiano.

 

Nunca é tarde para começar a ler, mas se você puder estimular as crianças a sua volta o mais cedo possível, os resultados com certeza serão maravilhosos.

Compartilhe!
Maple Bear Vinhedo e Valinhos © 2019. Política de privacidade