Volta às aulas: confira 5 dicas de como retomar a rotina escolar das crianças

Começou o ano de 2022 e, com ele, novas esperanças e a chance de concretizar projetos, sonhos e metas. Depois das merecidas férias, as crianças e também, claro, as suas famílias se preparam para retomar a rotina dos estudos. E, para 2022, as expectativas no campo da educação estão muito elevadas, pela possibilidade de iniciarmos o ano letivo de modo 100% presencial e de retomarmos projetos educacionais que foram duramente afetados pela pandemia.

Para ajudar você a lidar com esse momento de transição tão intenso e preparar melhor o clima e o dia a dia da sua casa, separamos 5 dicas muito especiais para a volta às aulas. Confira!

 

1. Estabeleça um diálogo franco sobre o valor da rotina e do descanso

Dizem os antigos que “conversando é que a gente se entende”. Na hora de construir a rotina dos pequenos, essa máxima também vale bastante. Crie um vínculo, por meio do diálogo, explicando que o nosso dia a tem tempo específicos para cada tipo de atividade. E que, passado o tempo do descano, é hora de encarar as atividades escolares. Reforce que, caso apareçam medo, ansiedade e insegurança, você estará à disposição para ouvir, acolher e aconselhar.

Na conversa, também fale sobre o valor da escola como ambiente de descoberta, aprendizado e socialização. Estudar é bom! Por isso, não é aconselhável vincular a dedicação escolar a recompensas, como passeios ou presentes.

 

2. Monte um calendário com horários e compromissos

Quanto antes as crianças tiverem contato com a organização visual dos compromissos, mais adaptadas a essa forma de lidar com a rotina elas estarão. Por isso, a criação de um calendário mensal ou semanal que seja visualmente atrativo pode ser uma ideia favorável.  Inclua as atividades escolares, o tempo de lazer, a hora das refeições e, se for do desejo da família, os aniversários das pessoas queridas da criança, para que se recorde.

 

3. Cuide do sono dos pequenos

Durante as férias escolares, é muito comum que a rotina das crianças fique bagunçada e se percam alguns hábitos importantes, como a regulação do sono. Por isso, ainda antes do retorno às aulas, é importante ajustar a hora de ir dormir e de acordar de modo que essa transição se dê suavemente. Vale a pena inclusive colocar esses horários de dormir e acordar no calendário. Afinal, ter uma rotina de descanso adequada é parte integrante de um processo eficiente de aprendizado e de articulação dos conteúdos.

 

4. Faça da organização dos materiais uma atividade de lazer

Nos dias que antecedem a volta às aulas, separe um tempo para avaliar com as crianças os materiais que estão disponíveis. Organize-os e, se for necessário, organize a lista de compras com eles.

Aproveite para fazer uma boa limpeza na mochila, na lancheira e no estojo. Se houver materiais em bom estado que não vão mais servir, procure uma instituição de caridade e faça uma doação. Aproveite também para experimentar os uniformes e ver se estão com o tamanho e na quantidade adequados.

 

5. Mantenha a positividade!

Como se trata de uma fase de transição – especialmente se o ano novo estiver começando numa escola nova também, com novos amigos e novos ambientes -  é importante cultivar a positividade no clima em relação à escola. As cobranças excessivas pelos resultados neste primeiro momento poderão causar mais retração insegurança. Lembre-se do diálogo franco e afetuoso como ferramenta de descoberta em relação aos sentimentos dos pequenos.

A Maple Bear está de portas abertas para acolher seus filhos em 2022! Quer conhecer melhor a nossa estrutura? Clique aqui e agende uma visita nas nossas unidades Valinhos e Vinhedo.

Compartilhe!
Maple Bear Vinhedo e Valinhos © 2019. Política de privacidade