Se divertir enquanto aprende – Isso é possível?

Que criança gosta mesmo é de brincar, nós já sabemos não é mesmo? Entretanto, hoje falaremos de um assunto que pode ser uma novidade para muitas pessoas:

 

É possível se divertir enquanto aprende, e mais do que isso, esse é um método sensacional para estimular os pequenos a aprenderem.

 

É extremamente comum nos depararmos com crianças que não possuem vontade de aprender, ou até mesmo, crianças que se dão superbem em uma matéria, e tem extrema dificuldade em outra. Bom, essa é uma questão complexa e que envolve diversos fatores.

Primeiramente, é importante saber que é totalmente normal que as pessoas, no geral, tenham mais afinidade e facilidade em determinadas áreas. É por isso que vemos o tempo todo crianças que adoram português, mas tem aversão a matemática, e vice-versa.

 

Como encontrar equilíbrio para lidar com essa situação?

Se por um lado, dificilmente conseguiremos fazer com que um individuo tenha a mesma facilidade em todas as matérias, pois isso envolve questões profundas, por outro, é possível trabalharmos para que o aluno se interesse em aprender mesmo as matérias em que ele possui maior dificuldade.

 

Vamos entender um pouco mais sobre esse assunto?

 

Aprendendo em casa

O ambiente familiar é onde tudo começa, e os maiores influenciadores na vida de uma criança são seus pais. Logo, nutrir um ambiente alegre e saudável é o primeiro passo para o desenvolvimento de qualquer ser humano.

Desde os primeiros anos de vida, você pode estimular o interesse do seu pequeno nas diversas esferas de aprendizado. Esse estímulo pode ser realizado com atitudes simples, como por exemplo, conversar com o bebê que está aprendendo a falar, para estimular a sua fala, ler um livro para a criança que está aprendendo a ler, e por aí vai.

É importante se informar sobre as atividades que são interessantes para cada fase da criança e adaptar as brincadeiras, para que sejam atrativas em suas respectivas fases de desenvolvimento.

Toda brincadeira traz consigo aprendizados inimagináveis. Brincar de esconde-esconde, por exemplo, estimula o senso crítico, coordenação motora e a socialização da criança. Portanto, brinque com seus filhos, estimule-os a brincar com amigos e use a criatividade para explorar formas de desenvolver o interesse dos pequenos pelo conhecimento e desenvolvimento pessoal.

 

Aprendendo na escola

Ensinar não é tarefa fácil, e se não houver uma metodologia eficaz a ser seguida, fica ainda mais difícil transmitir o conhecimento necessário aos alunos. Tudo começa na educação infantil, e o grande desafio é conquistar a atenção dos pequenos.

A infância é a fase em que as pessoas possuem maior facilidade de aprender coisas novas. Entretanto, é também uma fase em que é difícil mantê-las focadas. A hiperatividade está a flor da pele, a vontade de fazer tudo ao mesmo tempo é absurda.

Bom, mas e se usarmos toda essa hiperatividade a nosso favor? Que tal ensinar por meio de brincadeiras, jogos e atividades que permitam que a criança brinque com a imaginação e gaste toda essa energia que as vezes parece não ter fim? Essa é com certeza uma ótima maneira de ganhar a atenção dos pequenos.

 

Atividades lúdicas

Ensinar por meio de atividades lúdicas permite um aprendizado completo. A criança aprende a socializar, a raciocinar, a ter senso crítico, etc. Claro, não podemos deixar as matérias básicas de lado, por meio de brincadeiras estratégicas é possível ensinar a fazer contas, ler, escrever. O melhor de tudo é que a criança aprende, sem nem se dar conta de que está aprendendo.

Ensinar brincando, acaba com aquela obrigação de ter que se manter concentrado naquela matéria “chata”. É uma forma do professor nutrir uma relação próxima e de amizade com os alunos, o relacionamento que antes era unilateral, torna-se bilateral.

Uma criança só se interessa pela descoberta, quando entende que a imaginação pode leva-la a lugares incríveis. Por isso o incentivo a experimentação é um dos princípios da metodologia de ensino canadense adotada pela Maple Bear.

Aqui na Maple Bear, estimulamos a criatividade e desejo pelo aprendizado de todas as formas. A nossa estrutura é toda pensada em oferecer um ambiente que propicie o interesse dos pequenos na descoberta de coisas novas.

 

Quer saber mais sobre a metodologia canadense e a forma como ensinamos nossos alunos? É só entrar em contato conosco!

Compartilhe!
Maple Bear Vinhedo e Valinhos © 2019