Educação Infantil – Tudo o que você precisa saber!

A infância é uma fase bastante delicada do ser humano. Se por um lado, trata-se do período em que o individuo possui mais facilidade de aprendizado, por outro, é também o período onde experiências vividas tem maior peso. Há vários estudos na neurociência que nos levam a crer que a personalidade de uma pessoa é moldada principalmente na fase da infância.

 

O cérebro de uma criança é como uma esponja – absorve tudo que vê, ouve e vivencia.

 

Você já notou como elas aprendem rápido? Basta falar algo uma vez perto delas (muitas vezes sem perceber), que no momento seguinte ela está reproduzindo aquilo que ouviu. É realmente assustadora a capacidade dos pequenos em captar e entender as informações.

 

Saber qual é a melhor forma de educar uma criança é algo realmente muito difícil. Erramos o tempo todo tentando acertar. Por isso, hoje vamos dar algumas dicas de como educar as crianças proporcionando experiências enriquecedoras a elas, ao mesmo tempo em que construímos cidadãos de bem.

 

A EDUCAÇÃO COMEÇA EM CASA

Bom, é fato que as primeiras experiências de uma criança acontecem dentro de casa, em família. Portanto, não adianta pensar que colocando o seu filho(a) em uma escola de qualidade, os problemas se resolverão. É necessário haver um trabalho em conjunto.

Antes de qualquer coisa, precisamos entender que o termo “educação” não se refere apenas ao desenvolvimento intelectual de uma pessoa. É muito além disso, trata-se também de aspectos emocionais, sociais, culturais, físicos e por aí vai.

A família de uma criança – em especial o pai e a mãe – são suas maiores referências. Portanto, é sua obrigação ser uma boa referência. Atente-se a alguns pontos essenciais na educação infantil:

 

·        Rotina

 

Muitas pessoas não entendem a tamanha importância de estabelecer uma rotina aos pequenos (e segui-la rigorosamente!). Ter hora para brincar, estudar, dormir, dentre outras atividades do dia a dia é essencial. Essa é uma forma de estabelecer regras e desenvolver uma criança que possui disciplina.

 

Isso diminui, e muito, a dificuldade na hora de educar. Pessoas disciplinadas tendem a ser mais obedientes e entender que existe hora para tudo.

 

Estabelecer o horário do sono é outro fator essencial. O ideal é colocar seu pequeno na cama às 20h:00. Isso porque é a noite que o organismo libera melatonina, hormônio responsável pelo crescimento.

 

Propicie um ambiente calmo, evite agitação e o uso de eletrônicos por alguns minutos antes de colocar a criança para dormir. Isso permite que sua mente se acalme e entenda que é hora de descansar. Fonte: Revista Crescer.

 

Uma rotina de sono equilibrada permite que a criança tenha benefícios futuramente, como por exemplo, maior capacidade de atenção, além da redução de estresse e melhor qualidade de vida.

 

Alimentação

 

Se você tem uma alimentação desregulada, sabe o quanto é difícil adotar hábitos de alimentação saudáveis, não é mesmo? Isso porque estamos acostumados com um estilo de vida onde ter uma alimentação balanceada não faz parte da nossa rotina.

 

Quanto mais cedo você inserir esse hábito na vida da criança, mais fácil será mantê-lo. Crianças tem capacidade de se acostumar com as situações com mais facilidade do que os adultos, por isso é importante começar desde cedo.

 

A alimentação saudável é um dos pilares para uma vida saudável. Garantir a ingestão de todos os nutrientes necessários e oferecer uma dieta balanceada e sem exageros, garante aos pequenos dias cheios de energia e saúde. Além de contribuir na capacidade de aprendizado.

 

Seja a autoridade

 

Nós seres humanos, necessitamos de líderes. Entretanto, para se impor como tal, é preciso agir com confiança e coerência. Quando falamos em educar filhos, não é diferente. Se você quer respeito, precisa se impor.

 

Ter o respeito dos filhos, muitas vezes, pode parecer difícil. Entretanto, o segredo está em manter uma relação saudável e com muito diálogo. Sempre falamos da importância em ter autoridade no tom de voz, e isso é realmente fundamental. Todavia, para conquistar o respeito das crianças, é necessário que elas entendam o porquê das coisas.

 

Por que ela não pode fazer isso? Por que ela precisa dormir às 20h:00? Quando ela entende o porquê, tudo fica mais claro, e a autoridade na voz é mais um “alicerce” para que ela entenda quando você está falando sério.

 

É necessário se impor e mostrar quem manda sim, mas é ainda mais importante nutrir uma relação de cumplicidade.

 

Ambiente familiar agradável

 

Nenhuma família é perfeita e todo ambiente familiar está exposto a problemas, discussões, momentos de tensão, e por aí vai. A questão aqui, é buscar sempre resolver os problemas de “adultos” entre adultos.

 

Quando a criança se vê muito exposta a problemas complexos (que vão além do seu entendimento), isso acaba prejudicando o seu desenvolvimento, e em muitos casos desencadeando problemas no futuro.

 

Tudo que vivenciamos na infância é sentido com mais intensidade, as vezes fica lá no inconsciente, e nem mesmo nós conseguimos perceber que isso afeta muitas de nossas decisões na fase adulta.

 

Portanto, cuidado com o que você fala e a que situações expõe a criança.

 

A EDUCAÇÃO NA ESCOLA

 

A escola é a segunda casa dos pequenos. Existem (ainda) muitas pessoas que não entendem a importância do ambiente escolar na vida da criança. Escola não é apenas o lugar onde se aprende as matérias básicas. É muito (mas muito) mais do que isso.

 

Escola também é lugar de construir cidadãos. Assim como a casa também é lugar de praticar as matérias estudadas na sala de aula. Essa relação deve funcionar de forma linear, em conjunto.

 

Então, vamos falar de alguns aspectos essenciais do ambiente escolar para o desenvolvimento das crianças? Acompanhe:

 

Corpo Docente

 

Mais do que coordenadores e professores, o corpo docente deve ser visto como uma “segunda família” para as crianças. Devem estar preocupados e comprometidos a oferecer um ensino de qualidade.

 

Entender as necessidades individuais de cada criança, adaptar a forma de ensino da melhor maneira e ensinar com amor. Essas são as principais tarefas do corpo docente.

 

Estrutura Escola

 

Muitas pessoas não se atentam a isso, mas uma estrutura de qualidade é fundamental. Isso porque as crianças devem se sentir seguras e a vontade na escola. Elas passarão muito tempo nesse ambiente, então precisam se sentir confortáveis, certo?

 

Além disso, a estrutura escolar deverá estar equipada para oferecer um ensino de qualidade.

 

Bilinguismo

 

Ensinar a segunda língua para a criança desde os primeiros anos de vida, potencializa sua capacidade de se tornar fluente. Na Maple Bear, por exemplo, as crianças vivenciam as situações todas em inglês, chegando ao nível de fluência ainda quando jovens.

 

Isso porque nos primeiros anos de vida, nossa capacidade de aprendizado é muito maior. Além disso, crianças bilíngues tem outros benefícios, como por exemplo: maior senso crítico, capacidade de atenção,facilidade na resolução de problemas, entre outros.

 

Educação Holística

 

A educação holística foca no investimento de todas as esferas de aprendizado. São elas: física, intelectual, emocional e social. Devemos ter em mente que a função da escola é formar pessoas, e não máquinas. Portanto, é preciso levar ensinamentos que formem pessoas críticas e formadoras de opinião.

 

Bom, essas foram nossas dicas para garantir uma boa educação dentro e fora de casa para as nossas crianças. Fique atento aos próximos conteúdos e até mais!

Compartilhe!
Maple Bear Vinhedo e Valinhos © 2019