Metodologia canadense: conheça o melhor ensino para seu filho

As mais recentes avaliações do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), promovido pela OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, entidade que reúne países desenvolvidos), colocam o Canadá em uma posição destacada frente aos outros países com alto índice de desenvolvimento. Isso quer dizer que, de modo geral, o ensino canadense obtém alta taxa de êxito na sua missão de transmitir conteúdos intelectuais e vivenciais essenciais de forma articulada e coordenada.

Ainda que o Canadá não possua uma legislação nacional para determinar quais disciplinas devem ser ministradas e qual deve ser a carga horária dedicada a cada componente curricular, há algo em comum entre as instituições de ensino canadenses que tem chamado atenção mundo afora: todas as regiões do país estão fortemente comprometidas em oferecer igualdade de oportunidades na escola. Isso se traduz em professores bem formados, metodologias inovadoras de compartilhamento de conteúdos e a imersão dos alunos em diversas situações.

Vamos destacar a seguir, de forma mais detalhada, como a metodologia canadense de educação, adotada por nós da Maple Bear, pode ser uma opção transformadora na formação das crianças. Confira!

 

Desenvolvimento integral da criança

A proposta canadense de educação se desenvolve a partir da integração articulada de quatro dimensões do desenvolvimento humano: intelectual, física, emocional e social. Neste sentido, a educação é vista como processo gradual, que deve ser acompanhado de forma personalizada. Ou seja, educar é algo muito maior do que transferir conteúdos ou adotar uma gradação numérica para mensurar o conhecimento adquirido. Como a escola se reveste de um caráter simbólico diferente, pensado para a integralidade do desenvolvimento, o processo de aprender apresenta mais alegria e leveza.

 

Incentivo ao aprendizado e ao protagonismo da criança

A experiência canadense de educação aposta na metodologia ativa. Nela, o foco do processo está no aluno e não no professor. Esta mentalidade inovadora conta com o suporte da dimensão lúdica, que estimula o imaginário das crianças e potencializa o interesse por novidades. Esse modo de ensinar sempre se utiliza de exemplos práticos, a partir dos quais o aluno cristaliza a aplicabilidade do que foi aprendido nas situações do cotidiano. Além disso, a neurociência já referendou a tese de que as experimentações oferecem uma resposta de aprendizado muito mais consistente do que a mera transmissão das informações.

 

Educação para a convivência respeitosa

Outa característica marcante do modo canadense de educar é o valor que dão às instituições de ensino, ao respeito e à diversidade. Por conta da grande quantidade de imigrantes, vindos de diversas partes do planeta, o Canadá se configura como nação com rica diversidade cultural. E essa pluralidade é motivo de orgulho entre os canadenses. Existe por lá um forte senso de equilíbrio e igualdade de acesso às oportunidades de instrução. E esse valor de promover integralmente o respeito pelas diferenças é algo que também faz parte do DNA da Maple Bear.

 

Bilinguismo com professores altamente capacitados

Por estarmos no Brasil e sabendo que o aprendizado precoce de um segundo idioma é extremamente salutar para o desenvolvimento das crianças, a Maple Bear adota o sistema bilíngue de ensino. Desse modo, as crianças já crescem tendo contato permanente com o inglês e abrem diversas possibilidades de desenvolvimento. Todo esse processo de educação integrada e bilíngue só é possível graças à permanente capacitação dos docentes. Esse acompanhamento é levado muito a sério no Canadá e, sem dúvidas, é uma das principais razões pelas quais o país consegue manter o alto padrão de ensino. Aqui na Maple Bear as equipes de docentes são altamente capacitadas e passam por treinamentos constantes, de modo a se manterem atualizados e em sintonia com a nossa metodologia.

Se você quiser saber mais sobre o nosso trabalho, agende uma conversa com a nossa equipe e saiba mais sobre as nossas unidades:

- Unidade Vinhedo

- Unidade Valinhos

Compartilhe!
Maple Bear Vinhedo e Valinhos © 2019. Política de privacidade