A importância do contato com a natureza na infância

O desenvolvimento integral de uma criança passa, necessariamente, pela correta formação cognitiva e socioemocional que o ambiente escolar oferece. No entanto, engana-se que a escola vai dar conta de oferecer todas as experiências que são aconselháveis de serem vividas por uma criança. Por isso, o papel dos pais e responsáveis no suporte ao crescimento dos pequenos é fundamental.

Uma das missões mais importantes dos papais e mamães é a oferta de oportunidades de lazer e de novas descobertas para os filhos. Nesse sentido, proporcionar às crianças momentos de contato com a natureza é uma iniciativa de muito valor. A seguir, nós vamos mostrar quais os benefícios derivados de uma infância vivida com oportunidades de interação com o meio natural. Confira!

 

Aproveite para repensar a sua rotina     

Sabemos que a vida profissional é repleta de exigências e que, por conta disso, talvez não seja fácil definir uma rotina capaz de manter um contato com a natureza. Além disso, o fascínio pela tecnologia magnetiza as crianças de tal forma que elas se satisfazem em passar todo o tempo dentro de casa ligadas em aparelhos eletrônicos. Aqui estamos diante de um dilema difícil de resolver.

No entanto, se entendemos que é importante para as crianças o gosto pelo contato com o meio ambiente, é necessário desenvolver atividades desde cedo e envolver-se nelas também. Busque ensinar sobre o valor da água e o uso consciente dela. Procure criar momentos para que os pequenos tenham contato com animais na infância. Vá a um parque e mostre os pássaros, formigas, roedores. Em uma chácara ou fazenda, explique sobre os hábitos das galinhas, do gado, ou dos peixes e patos num lago. Quanto mais estimulada a criança for sobre a diversidade da vida na natureza, melhor será a sua construção cognitiva para os conceitos de limpeza, alimentação, moradia, entre outros.

 

A natureza estimula as defesas do organismo da criança

Os especialistas em imunidade infantil são unânimes em apontar que o contato das crianças com alguns microrganismos presentes no ambiente ajuda na formação e no correto funcionamento do sistema imunológico, melhorando a resistência para enfrentar futuras infecções. Esse contato pode ser feito num ambiente natural controlado, como um parque, uma praia uma horta.

 

A criança melhora a criatividade e as noções de espaço

Ao contrário do que acontece no universo da tecnologia, onde os estímulos sensoriais são programados e repetitivos, o contato direto com o meio ambiente possibilita à criança uma amplitude de experiências sensoriais inéditas e diversas. Desde a respiração de um ar úmido de uma brisa ou de uma praia, passando pela incontável gama de cores das paisagens, até as texturas de areia, folhas, galhos e pedras, a sensação de descalço na terra, as respostas que surgem com a interação dos animais... Os sentidos são permanentemente estimulados no contato com a natureza, e isso exercita as conexões neurais, estimulando o desenvolvimento da noção de espaço, pois se sentem mais livres em espaços abertos e aumentando o banco de imagens mentais disponível para a inventividade e a criatividade dos pequenos.

 

Crianças em contato com a natureza melhoram o desempenho físico

O espaço ao ar livre proporcionado em ambientes de natureza estimula o movimento das crianças. Elas podem pular, correr, brincar e gastar muita energia! Além disso, o contato controlado com o sol favorece a síntese da vitamina D no corpo, um nutriente importante para a saúde dos ossos e para o desenvolvimento cardiovascular.

 

O que fazer no dia a dia?

Como dissemos no começo, sabemos que não é fácil colocar em prática uma rotina que incentive esse contato permanente com a natureza. No entanto, deixamos aqui algumas dicas que podem ser úteis pra você:

- Nos passeios, prefira parques e áreas verdes em vez de shopping centers;

-  Crie uma horta ou espaço para plantas em casa e coloque os pequenos em contato com elas;

-  Nas férias, busque destinos de natureza.

 

Quanto mais as crianças forem estimuladas no contato com a natureza, mais conscientes e criativas elas serão. Aproveite você também esses momentos para dar um tempo na correria da cidade e se sintonizar com o meio ambiente.

 

Compartilhe esse conteúdo com seus amigos e familiares siga a gente nas redes sociais.

@maplebearvinhedo

@maplebearvalinhos

Compartilhe!
Maple Bear Vinhedo e Valinhos © 2019. Política de privacidade