Veja como incentivar a criatividade na infância

A infância é o tempo mais favorável do desenvolvimento humano para fazer aflorar a criatividade. É muito bonito vermos as crianças brincando, criando cenários mentais, cultivando a imaginação, desenvolvendo histórias que alimentam a sua diversão. É a criatividade em ação desde os primeiros anos de vida.

E para que esse atributo tão importante para a formação da nossa mentalidade se desenvolva da melhor maneira, a escola, a família e a comunidade ao redor da criança têm papéis muito importantes a desempenhar.

Por isso, separamos alguns tópicos especiais sobre este tema, para que você, ao tomar contato com este conteúdo, possa colaborar da melhor maneira no desenvolvimento mental das crianças que estão sob sua responsabilidade ou que convivem perto de você. Acompanhe!

 

Como podemos definir a criatividade?

A criatividade é a característica humana responsável por inovar, ter ideias que surgem de maneira repentina e, ao mesmo tempo, também pode ser definida como a habilidade de reunir elementos de diferentes universos para apresentar uma solução nova a determinado desafio. Assim como se trabalha o aperfeiçoamento das técnicas de escrita ou de desenho, também é necessário conhecer um caminho para o desenvolvimento da criatividade, especialmente no período da formação escolar.

 

Existem ações pensadas para que as crianças sejam mais criativas?

O cérebro humano está naturalmente organizado para cumprir a missão de receber, filtrar, classificar e organizar as informações captadas pelos sentidos com o objetivo de criar mecanismos de defesa em relação às ameaças externas e de compensação satisfatória das necessidades.

No entanto, os estudos da mente humana foram evoluindo a ponto de nos darem, atualmente, a orientação de que é possível oferecer aos pequenos determinados estímulos sensoriais que ajudam na organização mais rápida e eficiente das informações – desenvolvendo, assim, mecanismos mais velozes e abrangentes para a solução dos problemas ou para a contemplação do ambiente. É aí que está a chave do desenvolvimento da criatividade.

 

Como podemos atuar para estimular a criatividade?

Como foi lembrado no começo deste conteúdo, o estímulo à criatividade na infância é uma missão que tem diversas dimensões. Separamos aqui três orientações que podem ajudar você nesta jornada.

O primeiro passo é buscar por uma escola que, nos referenciais de sua estratégia educacional, favoreça o exercício da criatividade. Aqui na Maple Bear nós usamos a metodologia canadense de ensino, que é alicerçada nas experiências vivenciais para o aperfeiçoamento cultural. Nesse caminho, o exercício da criatividade se torna uma ferramenta muito importante para a solução dos problemas e para a adaptação às necessidades que cada novo cenário vivencial pode apresentar.

Além disso, é muito importante que em casa a criança tenha clima e se sinta estimulada a brincar e se divertir. Existe uma série de jogos educativos, que articulam o aprendizado das letras, números e cores comparando com noções da organização espacial ou de pequenos desafios de motricidade do dia a dia.

Igualmente válidos são aqueles momentos ociosos nos quais a criança vai propor, a partir do seu universo cognitivo, algo novo – que, às vezes, nem faz tanto sentido na cabeça de um adulto. Mas é ali, numa corrida pelo quintal ou no contato com um papel em branco, lápis de cor, giz de cera ou massinhas de modelar que está operando a criatividade como espaço para a criança interpretar o mundo a reforçar de modo imaginativo os mecanismos de compreensão para entender como o mundo e as coisas funcionam.

Por fim, é fundamental frisar que um ambiente de diálogo, afetivamente estável e acolhedor é ainda mais favorável à criatividade. Por isso a gestão do tempo com as crianças é fundamental. Não é necessário entretê-las o tempo todo e tampouco deixá-las amplamente expostas a telas (TV, celular). Ao mesmo tempo, pode ser muito salutar a abertura de possibilidades para que as crianças tomem parte da rotina da casa, ajudando, por exemplo, na decoração do quarto, na organização da mesa para as refeições ou em pequenos exercícios de arrumação e limpeza.

Gostou do conteúdo? Continue em sintonia com o nosso blog para ter mais informações sobre o universo da educação infantil.

Compartilhe!
Maple Bear Vinhedo e Valinhos © 2019. Política de privacidade