Entenda o que é Educação 4.0

O modelo tradicional de ensino em salas de aula com lousa, giz, professor e alunos enfileirados nas carteiras já não atende às necessidades das novas gerações e não faz proveito das tecnologias a favor da aprendizagem. É importante deixar claro que a versão 4.0 da Educação não significa implementar o uso de tablets, computadores e tecnologias em sala de aula. Esse conceito vai muito além disso.

A Educação 4.0 propõe mudanças nos métodos de ensino de modo que os professores passem a incentivar as descobertas, além de ensinar e orientar os alunos. Já ouviu falar da cultura maker? A cultura do “faça você mesmo” veio para ficar e é uma grande tendência dentro das escolas. Outro conceito muito conhecido, com a mesma linha de aprendizagem, é o “learning by doing”, que em português significa “aprender fazendo”.

As escolas que aderem esse tipo de metodologia ensinam aos alunos a importância da experimentação, da interação e da coletividade, que ajudam, e muito, no desenvolvimento das habilidades das crianças e, consequentemente, na formação de adultos bem-sucedidos.

 

 

Mas afinal, o que é Educação 4.0?

O termo Educação 4.0 está relacionado ao conceito da Indústria 4.0, conhecido também por Quarta Revolução Industrial, em que as tecnologias estão presentes em praticamente tudo. Esse é o momento da inteligência artificial, da linguagem computacional, da Internet das Coisas e diversas outras tecnologias, além do aumento de informações que são bombardeadas o tempo todo através da internet, televisões e outros meios de comunicação.

O impacto das novas tecnologias não foi somente na indústria e modos de trabalho, o comportamento das pessoas também mudou e dentro das escolas não foi diferente. Os colégios tiveram que se adaptar e aprender a ensinar de forma mais atrativa e dinâmica.

A Educação 4.0 é baseada no conceito “learning by doing” (já citado anteriormente), ou seja, no aprender fazendo, nas experiências, tentativas, projetos e na “mão na massa”. O ambiente escolar também sofreu mudanças, assim como as matérias, que passam a incentivar mais o aluno à descoberta. Algumas escolas também já apresentam aulas que não são muito comuns, como robótica, programação e circo, as quais contribuem muito para o desenvolvimento dos alunos.

 

 

A metodologia canadense

A metodologia canadense de ensino é fundamentada na experimentação, na descoberta e no compartilhamento de informações. Os alunos desenvolvem suas habilidades, a colaboração, a autonomia e o respeito por todos.

As matérias são desenvolvidas de forma que os alunos possam colocar a teoria em prática e enfrentar desafios. Além disso, a metodologia canadense também incentiva o desenvolvimento do raciocínio científico e pratica atividades que ajudam não somente na parte intelectual, mas também nas esferas física, social e emocional.

Antes mesmo do conceito de Educação 4.0, a metodologia canadense já trabalhava com métodos de aprendizagem que utilizam a experimentação, o desafio e a mão na massa. Aqui na Maple Bear as salas de aulas são amplas, estimulantes, acolhedoras, organizadas e repleta de materiais manipulativos e centros de aprendizagem. Além disso, os alunos aprendem por meio de métodos científicos que incentivam ao desafio intelectual, à descoberta e à solução de problemas.

 

Traga seu filho para a Maple Bear e conheça o melhor ensino do mundo!

Maple Bear Valinhos

Maple Bear Vinhedo

Compartilhe!
Maple Bear Vinhedo e Valinhos © 2019. Política de privacidade