Entenda o que é a Metodologia Hands On

A revolução da tecnologia vem provocando o setor educacional a se reposicionar permanentemente nas suas abordagens de atuação. Se há 30 anos a escola era espaço privilegiado para adquirir informações e decorar conceitos, hoje – com a popularização dos mecanismos de busca na internet – o ambiente escolar desenvolveu uma nova vocação: ser um espaço de criatividade, articulação coerente das informações e construção de conceitos que favoreçam a solução dos problemas reais.

Nesse novo cenário, o modelo tradicional de ensino, focado e centrado na figura do professor, abre um espaço crescente para a metodologia ativa, que coloca o estudante no centro do processo de aprendizagem, transformando o professor num mediador na consolidação coletiva do conhecimento. Esse jeito de pensar e estruturar a educação tem, no inglês, um nome sugestivo: Hands On. Para ajudar você a conhecer melhor esse método de ensino, reunimos aqui informações essenciais. Confira!

 

Ensino vivencial e experimental  

O termo inglês Hands On, quando traduzido popularmente para o português, significa “mão na massa”. A ideia que alicerça esse método está justamente na demonstração prática do conhecimento por meio da experiência de aprendizagem, que exige do aluno uma postura de protagonismo para:

- Fazer um diagnóstico da situação, desenvolvendo assim a capacidade de diferenciar problemas principais e secundários;

- Enxergar, registrar e operacionalizar o processo de solução dos problemas, trazendo à tona o valor da aprendizagem transversal e da interligação entre as áreas do conhecimento;

- Aprender a trabalhar em equipe, compartilhando saberes e participando coletivamente do arranjo para as soluções, o que valoriza o convívio, o respeito, a empatia e a interação.

 

Tecnologia como mediação social

Aqui na Maple Bear os estudantes são mergulhados nessas metodologias ativas contando com o suporte da tecnologia. Além da possibilidade de integração com o mundo digital – por meio das ferramentas multimídia, das aulas de robótica e programação e uma nova parceria em 2022 com a Apple Educational para o Fund 2 Middle Years. Tudo isso contribui para a atualização tecnológica, a experimentação e a construção soluções criativas para os problemas do dia a dia.

A aplicação das metodologias ativas de modo integrado com a tecnologia possibilita que o ensino seja atrativo e abrangente, valorizando as habilidades individuais de cada aluno na medida em que são colocadas a serviço de soluções conjuntas. Essa mentalidade proporciona novas experiências em sala de aula e, ao mesmo tempo, estimula a formação de valores socioemocionais fundamentais para a uma melhor convivência social no futuro.

 

Metodologia ativa como processo de imersão cultural

A Metodologia Hands On traz como possibilidade adicional a imersão cultural. Considerando que a meta é desenvolver soluções para desafios reais, é possível inserir nesse caminho de construção as oportunidades para a vivência de situações que se delineiam em determinados contextos culturais. Ou seja, a imersão permite mergulhar o aluno em um universo situacional que integre os saberes, favorecendo a assimilação, a articulação e a retenção do conteúdo.

A educação bilíngue é altamente favorecida pela imersão, na medida em que o aluno é sistematicamente inserido numa atmosfera cultural em que ele se vê estimulado a compreender e praticar o segundo idioma com naturalidade e a partir de situações concreta, como se realmente estivesse se adaptando à rotina de outro país.

O modelo que nós desenvolvemos aqui na Maple Bear tem como base a metodologia canadense de ensino, que é justamente alicerçada no sistema de imersão. O Canadá vem conseguindo resultados cada vez melhores nos seus indicadores de qualidade educacional graças a essa metodologia que alia técnica pedagógica, estrutura adequada e capacitação permanente dos professores.

Saiba mais sobre como desenvolvemos a metodologia ativa aqui na Maple Bear! Conheça a estrutura e os diferenciais das nossas unidades:

- Unidade Vinhedo

- Unidade Valinhos

Compartilhe!
Maple Bear Vinhedo e Valinhos © 2019. Política de privacidade