Conheça os fatores que influenciam na educação

Educação é uma via de duas mãos: ensinar e aprender. A escola desempenha um papel fundamental no aprendizado das crianças. Além dos conteúdos que são passados aos alunos para o desenvolvimento da capacidade intelectual, também é responsabilidade dos professores ensinarem valores que serão levados para a vida toda. A escola, assim como a família, deve ajudar a formar cidadãos éticos e responsáveis, que estejam prontos para os desafios do mundo.

Entretanto, mesmo com todo apoio necessário, alguns alunos podem estagnar no processo de aprendizagem e socialização. Quando isso acontece é importante que todos os envolvidos no desenvolvimento da criança fiquem atentos para descobrirem quais são as dificuldades que estão afetando esse processo. Para explicar este tema mais detalhadamente, abordamos a seguir alguns dos fatores que influenciam na educação: estímulos durante a primeira infância, nutrição, ambiente familiar e método de aprendizagem.

 

Saiba mais sobre cada um deles:

 

Estímulos durante a primeira infância

É na primeira infância, ou seja, dos 0 aos 6 anos, que o cérebro está mais receptivo a novos estímulos e habilidades. As crianças passam por muitas mudanças e novas experiências que os ajudam a se desenvolverem ainda mais.

Nessa fase, elas devem receber todos os estímulos adequados de acordo com suas idades. Brincadeiras, jogos, teatros, livros e exercícios podem beneficiar as crianças, estimulando-as de maneira adequada e evitando o uso excessivo de tecnologias que podem afetar o seu desenvolvimento. As crianças precisam de cuidado e atenção dos adultos e também das atividades adequadas e convívio com outras crianças.

 

Nutrição

O cuidado com a nutrição já deve começar desde a barriga da mãe. Depois do nascimento, o leite passa a ser um grande aliado no desenvolvimento do bebê. São nos primeiros dias de amamentação pós-parto que o colostro, presente no leite materno, garante proteínas e anticorpos, ajudando na imunização contra uma série de doenças e também no desenvolvimento do bebê. Para as mamães que por algum motivo não amamentaram, o ideal é seguir a orientação do pediatra para escolher um leite em fórmula de qualidade e que atenda às necessidades do organismo do recém-nascido.

Também é de extrema importância que os alimentos ingeridos na infância e na adolescência sejam de bom valor nutricional, mantendo uma alimentação balanceada e saudável. Os fatores nutricionais da infância são refletidos durante anos e, se fornecidos de maneira errada, podem afetar o desenvolvimento físico, mental e emocional das crianças, além de aumentar as chances do aparecimento de doenças, como a obesidade.

 

Ambiente familiar

O ambiente familiar também é um fator de grande influência no desenvolvimento das crianças e, consequentemente, na aprendizagem. Manter um clima agradável, com estímulos, uma boa nutrição e, principalmente, muito afeto e carinho é essencial para que o psicológico dos pequenos esteja em ordem.

Brigas familiares, clima de tensão e falta de vínculos dos pais com os filhos afetam diretamente o desenvolvimento das crianças e o processo de educação.

 

Método de aprendizagem

Outro fator que pode facilitar ou dificultar a aprendizagem é a metodologia utilizada pelas escolas para a condução das aulas pelos professores. Os profissionais devem ajudar no desenvolvimento das crianças em todas as esferas: física, intelectual, emocional e social. Uma boa escola deve ensinar o aluno a gostar de aprender e, mais que isso, deve incentivá-los a explorar o mundo.

Por isso, o ensino canadense está entre as melhores posições do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). É uma metodologia fundamentada na experimentação, na descoberta e no compartilhamento de informações. São mais de 70 países avaliados em relação ao ensino de Matemática, Leitura e Ciências. As crianças merecem um ensino de qualidade e professores capacitados.

 

A Maple Bear promove a experimentação, o desafio intelectual, a descoberta e a solução de problemas. Trabalhamos com a metodologia canadense, imersão total em inglês, multiculturalismo, excelente infraestrutura, materiais de qualidade e profissionais superqualificados. Tudo isso para que os alunos se desenvolvam da melhor forma possível.

 

Leia também por que as crianças precisam desenvolver habilidades socioemocionais!

Compartilhe!
Maple Bear Vinhedo e Valinhos © 2019