Conheça a importância da música no processo de aprendizagem

Desde pequenos estamos em contato com a música, seja no primeiro parabéns, com as canções de ninar, as canções que ensinam a contar ou a saber qual barulho os animais fazem. Escutamos as músicas que nossos pais gostam, as que fazem parte de um comercial de televisão, do toque do celular, as que tocam dentro das lojas e nas rádios ou aplicativos de música. As canções fazem parte do nosso dia a dia e, afinal, quem não gosta de escutar uma boa melodia, não é mesmo?

Quando falamos em processo de aprendizagem, a maioria das pessoas imaginam as matérias escolares básicas, como português, matemática, ciências e inglês. Mas você já parou para pensar qual é a importância da música na educação? De maneira didática, a música desenvolve a mente, ajuda no processo de memorização, concentração e raciocínio, além de trazer uma agradável sensação de bem-estar e relaxamento.

Segundo estudos, a música pode ser usada para regular o humor e a excitação, promover a saúde física e psicológica e o bem-estar dos ambientes. E, principalmente na infância, tem efeitos neuroquímicos sobre cada indivíduo. Conseguimos criar sensações, mudar o clima de um ambiente e deixar as pessoas mais felizes ou tristes com as melodias.

Além disso, uma outra pesquisa realizada pela revista Neuroscience of Behavior and Physiology, evidencia que a música ajuda as pessoas a realizarem tarefas chatas e repetitivas e as melodias conhecidas ou instrumentais são as melhores para mantermos o foco nas atividades.

 

 

A música na escola

Ter aula de música vai além de aprender um instrumento ou melodia, ela também desenvolve habilidades motoras e um ambiente agradável, além de melhorar a relação entre alunos e professores. Os profissionais conseguem ensinar através da letra da música e explorar diversas temáticas. Aposto que você já escutou músicas que ensinam os números, as vogais os sons que os animais emitem ou até mesmo palavras em outras línguas. Trabalhar com a música também permite diminuir a timidez, melhorar a linguagem corporal, aperfeiçoar a forma de se comunicar e aguçar a criatividade.

Aqui na Maple Bear nós trabalhamos com uma metodologia fundamentada na experimentação, na descoberta e no compartilhamento de informações, desenvolvendo autonomia e desejo pelo aprendizado de todas as formas possíveis.

 

 

Dicas Maple Bear

- Crie o hábito de escutar música com seu filho. Você pode fazer uma playlist com as melodias favoritas e separar um momento do dia para apertar o play.

- Além de escutar a música, pergunte ao pequeno o que ele sente quando escuta a canção. Aposto que as respostas serão divertidas.

- Mostre as músicas que você gostava de escutar na sua infância e as que gosta de escutar atualmente.

- Aproveite o momento divertido e dance com seu filho.

 

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos e familiares e não deixe de nos seguir nas redes sociais.

@maplebearvinhedo

@maplebearvalinhos

 

Compartilhe!
Maple Bear Vinhedo e Valinhos © 2019. Política de privacidade