Como ensinar resiliência às crianças?

Resiliência, segundo o dicionário, tem duas definições: a primeira é voltar ao estado normal depois de ter sofrido deformação ou choque. A segunda é a capacidade de quem se adapta às intempéries, às alterações ou aos infortúnios. Entretanto, uma definição escrita no dicionário, não fornece um exemplo de vida real, tampouco um passo a passo para momentos onde a resiliência se faz necessária.


Você se lembra como aprendeu resiliência? Muito provavelmente não, mas com certeza você pode se lembrar de momentos difíceis que foram superados com a sua força de vontade e persistência. Vivemos um momento único, nunca antes vivido por nossos filhos e nem por nós mesmos. Como podemos então mantê-los resilientes e com ânimo quando o mundo deles foi subitamente modificado e reformado? Essa é uma tarefa que deve fazer parte do dia a dia das famílias, assim como das escolas. Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar nesse processo. Confira!

 


Quão cheio está o seu balde?

Para que possamos ajudar nossos filhos a enfrentarem dificuldades, precisamos estar com nosso balde cheio. O que isso significa? Pais e responsáveis precisam cuidar do seu emocional, a fim de proporcionar a seus filhos o apoio necessário. Ao enfrentarmos um momento de pandemia, onde o ensino foi revolucionado e reformulado, os alunos e seus familiares utilizam a resiliência ao compreenderem que, apesar de não ser o cenário ideal, continuamos a nos esforçar e dar nosso melhor.

 


Não tenha medo de ser mostrar vulnerável

Muitas vezes, pensamos que manter uma postura durona é o melhor exemplo que podemos dar a nossos filhos, porém precisamos lembrar que é de enorme valia o exemplo da vulnerabilidade. Crianças precisam ver o exemplo dos pais e responsáveis enfrentando dificuldades e a superando de forma saudável tais dificuldades. Uma forma divertida de ensinar resiliência é através de jogos de tabuleiro, jogos de lógica e tantos outros que requeiram que a criança pare, repense estratégias e persista na procura pela solução.

 


Procure ser otimista em todos os momentos

Por mais que nem todas as situações aconteçam da maneira que nós esperamos, é importante saber extrair o lado positivo. Ser otimista faz os pequenos crescerem enxergando o lado bom das coisas, mesmo em momentos difíceis.
Ser otimista é manter uma postura positiva mesmo durante adversidades. Procure conversar diariamente sobre pontos positivos daquele dia, apesar de todas as dificuldades que o cenário atual impõe a sociedade.



Resiliência na Maple Bear

Aqui na Maple Bear, nós trabalhamos com a Metodologia Canadense, a qual promove o entendimento, colaboração e respeito entre todos os indivíduos. Nosso ensino é fundamentado na experimentação, na descoberta e no compartilhamento de informações. Desenvolvemos habilidades socioemocionais, incluindo a resiliência, para que nossos alunos cresçam com uma postura positiva, pronta para enfrentar desafios e desenvolver estratégias ao longo da vida.


Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe nas redes sociais e não esqueça de enviar para seus amigos e familiares. Saiba por que as crianças precisam desenvolver habilidades socioemocionais!

Compartilhe!
Maple Bear Vinhedo e Valinhos © 2019. Política de privacidade