Afinal, o que é a metodologia canadense de ensino?

O Canadá está entre os países que possuem o melhor ensino do mundo, confira o ranking no PISA. Isso se deve à inúmeros fatos, como por exemplo: Investimento em educação, comprometimento com a excelência do ensino, ambiente escolar agradável aos alunos, capacitação dos profissionais e etc.

O fato é que mesmo com toda a diversidade e diferenças culturais e políticas entre as Províncias do Canadá, a qualidade de ensino é sentida em todo o país.

 

Separamos alguns fatores importantes sobre a educação canadense que adotamos na Maple Bear:

 

O ensino

A metodologia canadense segue a educação holística, baseando-se em 4 pilares da educação: intelectual, física, emocional e social. Ou seja, educar não se trata simplesmente de transferir algum tipo de conhecimento, ou exigir que os alunos tirem 10 nos testes/provas.

Na educação holística todas as esferas de ensino são importantes, portanto, cria-se no ambiente escolar um lugar propício para aprender com prazer. Além disso, o foco deixa de ser o professor e passa a ser o aluno, existe uma troca de aprendizado entre os mentores e as crianças.

Outro ponto importante, e que faz parte da cultura canadense, é a importância que as instituições de ensino dão em relação ao respeito e a diversidade. O Canadá é um país com uma diversidade cultural muito grande, e é realmente admirável a maneira como as pessoas se respeitam e se olham de igual para igual.

 

Incentivo ao aprendizado

O ensino canadense explora os conteúdos lúdicos, de forma a estimular o imaginário das crianças, criando nelas o desejo de aprender e explorar novos caminhos e ideias.

Ao invés de simplesmente escrever na lousa como se faz algo, os professores mostram exemplos práticos, onde as crianças entendem o que fazer com aquele aprendizado, quando, como e onde aplica-lo.

Dessa forma, além de incentivá-los por meio de experimentações, que se torna muito mais atrativo aos pequenos, o aprendizado é fixado na mente deles de uma forma mais eficaz, pois estão tendo a oportunidade de realmente vivenciar as situações.

 

Bilinguismo

O bilinguismo traz inúmeros benefícios, e inseri-lo na vida das crianças desde cedo é muito importante. Além de garantir o aprendizado de uma segunda língua, que é essencial principalmente no âmbito profissional, as crianças que crescem aprendendo uma segunda língua desenvolvem capacidades superiores às crianças que aprendem somente a língua nativa.

 

Treinamento e qualidade dos professores

No Canadá os treinamentos e capacitação dos docentes é levado muito a sério. Esse é com certeza um dos principais motivos do país conseguir manter um padrão elevado de ensino em todas as escolas.

Na Maple Bear nós seguimos isso à risca e possuímos profissionais extremamente capacitados e dedicados, sempre dispostos a aprender e levar o melhor ensino aos alunos.

 

Constante aprimoramento dos métodos de ensino

É importante citar que o Canadá investe muito em pesquisas relacionadas a qualidade de ensino. Portanto, estão sempre atentos às inovações que possam gerar melhorias no ensino.

Percebe como a qualidade de ensino está ligada a inúmeros fatores? A Maple Bear traz para o Brasil a oportunidade de levar as crianças uma das melhores metodologias de ensino da atualidade.

 

Nosso objetivo é formar cidadão, se você quiser saber mais sobre o nosso trabalho, agende uma visita em uma de nossas unidades:

Unidade Vinhedo

Unidade Valinhos

Compartilhe!
Maple Bear Vinhedo e Valinhos © 2019