5 vantagens de apresentar novas culturas às crianças

O advento da tecnologia e a facilidade de conexão com as mais diferentes realidades humanas fizeram com que as crianças de hoje tenham um potencial muito maior de contato com o universo das informações do que as gerações passadas. Vivemos um momento de ampliação dos horizontes, no qual é possível viajar o mundo através dos dispositivos digitais e tomar contato com os mais variados ambientes e situações. No entanto, não basta ter acesso às informações: é necessário ler, processar, compreender e interpretar. E, para que esse processo de construção de uma visão de mundo seja realizado adequadamente, o contato com situações diferentes das que comumente vivemos deve ser mediado pelo filtro das culturas de cada povo, de cada coletividade.

Nesse sentido, a escola pode desempenhar um papel fundamental, oferecendo às crianças e jovens uma oportunidade única de entender as diferentes maneiras de organização das sociedades e os diversos mecanismos da convivência interpessoal. Por isso, nós separamos aqui uma lista de vantagens que você, pai, mãe ou responsável pelo desenvolvimento de uma criança, vai obter ao permitir que a educação dela seja permeada por oportunidades de mergulho em culturas diferentes. Confira!

 

1- Entender o diferente para ser mais tolerante

Infelizmente o noticiário está diariamente nos mostrando conflitos dentro de vários países mundo afora, além de disputas internacionais, muitas delas baseadas em aspectos políticos, religiosos e econômicos. O entendimento claro sobre o funcionamento da dinâmica interna das diferentes culturas pode fazer com que as mentes estejam mais abertas ao fenômeno dessas múltiplas manifestações. Esse contato mediado pelo ambiente educacional pode ajudar na formação de adultos mais tolerantes, na medida em que a descoberta da diversidade como um valor favorece a aceitação e convivência pacífica.

 

2- Ampliar o conhecimento histórico e social

Quanto mais intenso for o contato das crianças com novas culturas, maior será o universo de informações e detalhes disponíveis sobre a história e a construção das sociedades. Para entender melhor a dinâmica de um povo, é importante conhecer e entender as origens dos seus rituais, matrizes gastronômicas, festivais, tradições, sistema político e feriados. Essa infinidade de informações pode ser apresentada às crianças de modo lúdico e criativo, estimulando ainda mais a curiosidade sobre esses assuntos.

 

3- Expandir a visão de mundo

Quando o ambiente educacional consegue promover uma inserção harmônica da criança à dinâmica cultural de um outro povo, é como se a criança estivesse no ambiente de um intercâmbio sem sair do país, vivendo junto com a própria família. Esse tipo de iniciativa por parte das escolas ajuda na configuração cognitiva, expandindo os horizontes intelectuais e permitindo um olhar mais atento aos detalhes de todo os aspectos do nosso convívio. Além da escola, é possível promover o contato das crianças com novas culturas por meio de músicas, exposições de arte, filmes estrangeiros e restaurantes típicos, por exemplo.

 

4 – Aguçar a criatividade

Um aprendizado baseado em experiências aliado a um horizonte expandido de leitura da realidade é uma combinação preciosa para estimular a criatividade. A diversidade de referências, a flexibilidade na hora de enfrentar problemas e os múltiplos pontos de interesse se transformam em poderosos aliados das crianças no desenvolvimento das suas potencialidades cognitivas, artísticas e relacionais.

 

5- Ampliar a gama de oportunidades

Não há dúvidas de que uma educação que oferece oportunidade de desenvolvimento de novos idiomas aliada a uma imersão cultural amplia as possibilidades de formação, colocação profissional e aperfeiçoamento educacional no exterior, por meio de bolsas de estudos ou intercâmbios. Além disso, é inegável o incremento de habilidades técnicas a partir de um universo de múltiplas referências culturais.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com os amigos e siga a gente nas redes sociais.

@maplebearvinhedo

@maplebearvalinhos

Compartilhe!
Maple Bear Vinhedo e Valinhos © 2019. Política de privacidade